Qual o papel das universidades na economia do conhecimento? Vídeos trazem debate do USP Talks

Com a participação dos professores Lygia da Veiga Pereira Carramaschi e Marcelo Knörich Zuffo, ambos da USP, evento debateu importância das universidades para o crescimento econômico sustentável e socialmente responsável

 31/10/2022 - Publicado há 1 ano

O USP Talks do dia 20 de outubro levou dois expoentes da academia e da inovação brasileira à Avenida Paulista para debater o papel das universidades na chamada “economia do conhecimento” e mostrar como o conhecimento acadêmico pode beneficiar concretamente diversos setores da sociedade, por meio da inovação e do empreendedorismo.

A professora Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, do Instituto de Biociências da USP, faltou sobre a criação do primeiro banco de dados da diversidade genética dos brasileiros para o estudo de fármacos. O professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica da USP, falou sobre a cultura de inovação no Brasil, dentro e fora das universidades. O evento foi realizado no auditório do Instituto Moreira Salles e os vídeos estão disponíveis no Canal USP e no canal do USP Talks no YouTube.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, lançada em 2016, com a proposta de aproximar a Universidade da sociedade por meio de eventos presenciais em que especialistas discutem temas importantes do noticiário nacional. Esse foi o 46º evento da série. O próximo está previsto para 20 de outubro, sobre o tema Inovação.

Confira abaixo os vídeos do evento.

Vídeo do debate:

Lygia da Veiga Pereira Carramaschi:

Marcelo Zuffo:

.

Confira vídeos de outros eventos do USP Talks no Canal USP e no USP Talks no YouTube.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.