Público pode fazer perguntas a cientistas em evento na Avenida Paulista

Dia 8 de julho, as pessoas poderão conversar cara a cara com pesquisadores de diversas áreas

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos
Cientistas conversam com o público durante a primeira edição do evento, realizado em junho – Foto: George Campos / USP Imagens

Quando foi a última vez que você conversou com um cientista? Se você não é do meio científico, é muito provável que sua resposta seja: nunca. No dia 8 de julho, um evento vai promover esse encontro em um dos principais cartões postais de São Paulo, a Av. Paulista. Das 15 às 17 horas, cientistas de diversas áreas se reunirão para interagir com curiosos e curiosas sobre os mais diversos temas.

O Ciência na Paulista é organizado pelo grupo Via Saber, uma iniciativa estudantil que tem como principal objetivo fortalecer o diálogo entre comunidade científica e sociedade. Com o apoio do Instituto de Física (IF) da USP, o grupo organiza eventos presenciais em temáticas envolvendo ciência e educação.

Esta é a segunda edição do evento, que ocorre em comemoração aos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ao Dia Nacional da Ciência. Será realizado na altura do número 1.048 da Av. Paulista.

As pessoas poderão conversar cara a cara com cientistas, perguntando o que quiserem sobre assuntos como ondas gravitacionais, câncer, evolução, interação humano-máquina. Cada um receberá pessoalmente sua resposta e poderá participar quantas vezes desejar.

Conheça os cientistas já confirmados:

  • Elvis Camilo Ferreira, físico, é doutor pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Suas pesquisas no doutorado o levaram a um dos maiores observatórios de onda do mundo, o Ligo (sigla em inglês para Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), e ajudaram na primeira detecção de ondas gravitacionais, uma das maiores descobertas da física desta década. Ganhador de vários prêmios internacionais pelas suas pesquisas, Ferreira também possui um blog e página de divulgação científica, o Surfista Gravitacional.
  • A cientista Clarissa Ribeiro Reily Rocha é integrante do Laboratório de Reparo de DNA da USP, onde faz pesquisas sobre como diminuir a resistência de tumores a quimioterápicos. Ela é colaboradora do MIT (sigla em inglês para Massachusetts Institute of Technology), ganhadora de vários prêmios pelos seus trabalhos com câncer.

Na primeira edição do Ciência na Paulista, realizada em 24 de junho, participaram: a bióloga, pesquisadora da USP e diretora no Brasil do Pint of Science, Natália Pasternak ; o antropólogo e pesquisador da USP, Walter Neves; a física e pesquisadora da USP Renata Funchal; o astrobiólogo e pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Douglas Galante; e a psicóloga e pesquisadora na área de luto e morte, Júlia Kovács.

Com informações do Ciência na Paulista


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.