Público pode degustar alimentos funcionais e visitar uma destilaria em evento da USP em Piracicaba

“Alimentos na Esalq” terá sua primeira edição presencial no dia 3 de dezembro, a partir das 10 horas, aberto ao público geral e com entrada gratuita

24/11/2022 - Publicado há 1 ano
André Ricardo Alcarde, professor da Esalq que orienta atividades de ensino, pesquisa e extensão na destilaria – Foto: Denise Guimarães/Esalq

.
Popularizar o universo dos alimentos e interagir com a população em geral sobre os conceitos que integram essa área do conhecimento é o objetivo da terceira edição do Alimentos na Esalq, que ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro, das 10 às 16 horas. pela primeira vez em formato presencial, no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba. Promovido pelo curso de Ciências dos Alimentos da Esalq, a proposta é oferecer aos participantes uma feira, contemplando exposições, tour na destilaria, espaço kids com distribuição de pipoca e algodão doce e jogos lúdicos sobre a temática alimentar.

Entre os destaques da programação, está a abordagem de grandes temas da área, como Frutas nativas e exóticas, Higiene e segurança alimentar, Alimentos do futuro, inovadores e funcionais, e Óleos essenciais. Haverá também degustação de insetos comestíveis em preparações alimentícias. “Trata-se de uma atividade para receber toda a família, a fim de mostrarmos a importância dos alimentos na vida das pessoas”, comenta a professora Wanessa Melchert Mattos, coordenadora do curso de Ciências dos Alimentos da Esalq e organizadora do evento.

Outra novidade é o tour na destilaria da Esalq, um espaço reservado para atividades acadêmicas, que surgiu na década de 1920, quando o professor Jayme Rocha de Almeida iniciou as pesquisas sobre microbiologia industrial, que culminaram na criação de uma destilaria piloto, sob responsabilidade do então Instituto Zimotécnico.

Para saber mais sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na destilaria, foi produzido o podcast Estação Esalq, em que o jornalista Caio Albuquerque entrevista o professor André Ricardo Alcarde, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição. Alcarde conta um pouco sobre o uso e a importância desse espaço para quem estuda, trabalha e pesquisa na Esalq.

Conheça mais sobre o assunto a seguir:

Alimentos na Esalq será realizado no dia 3 de dezembro, das 10 às 16 horas, na Esalq. Entrada gratuita.

Com informações de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq