Publicação reúne experiências e reflexões sobre o ensino de graduação

“Revista de Graduação da USP” acaba de lançar sexto número com práticas do ensino superior

25/06/2018 - Publicado há 6 anos
Imagem: Divulgação / Revista de Graduação da USP

Ensino de física a partir da contextualização de conceitos científicos, investigação do fenômeno do bullying a partir da integração entre universidade e escolas públicas, uso do SUS como cenário pedagógico de alunos de odontologia. Esses são exemplos de práticas voltadas a uma melhor formação no ensino superior e que estão descritas na nova edição da Grad+, a Revista de Graduação da USP.

A publicação reúne trabalhos sobre boas práticas de ensino no âmbito da graduação – são experiências pedagógicas e pesquisas teóricas e empíricas que incluem os mais diferentes cursos não só da USP, mas de qualquer instituição disposta a submeter textos à revista.

“Num rápido balanço, até o presente momento publicamos 43 artigos e 79 relatos, conjunto este que não apenas documenta os múltiplos e incansáveis esforços de professores e pesquisadores quanto ao aprimoramento do ensino de graduação, mas também se frutifica em novas pesquisas (teóricas e empíricas), debates e compartilhamento de experiências pedagógicas e práticas nos mais variados
campos de conhecimento”, afirmam os editores Thiago Mio Salla e Eder Cassola Molina na apresentação do novo número.

A edição atual da revista traz ao todo sete artigos e nove relatos, incluindo as mais variadas áreas do conhecimento. No artigo de capa, as autoras avaliam o grau de interdisciplinaridade do curso de Relações Internacionais da USP a partir da aplicação de mineração de textos aos conteúdos programáticos das suas disciplinas.

A Grad+ é mantida pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com foco em professores do ensino superior, além de pós-graduandos e profissionais envolvidos na área. A edições anteriores da Grad+ podem ser acessadas gratuitamente no site da revista e no Portal de Revistas USP.

Mais informações: site http://gradmais.usp.br/, e-mail gradmais@usp.br