Psiquiatra: o médico que trata dos transtornos mentais

Programa Abrace uma Carreira fala do trabalho desse profissional e do Instituto de Psiquiatria da USP

13/07/2017 - Publicado há 7 anos
Instituto de Psiquiatria da USP está localizado no complexo do Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César, em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 6 de julho, o programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP, teve como tema a profissão de psiquiatra. Para seguir nessa carreira, é preciso fazer o curso de Medicina, para depois realizar uma especialização/residência em psiquiatria. O médico psiquiatra trata dos transtornos mentais, como de humor, de ansiedade, esquizofrenia, psiquiatria geriátrica, genética e epidemiologia.

O Hospital das Clínicas da cidade São Paulo, vinculado à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), possui um Instituto de Psiquiatria, o IPq. O local possui unidades de internação especializadas nos diferentes transtornos psiquiátricos. Alem do atendimento a pacientes adultos, há uma unidade de internação especializada em crianças. Outra área de destaque é o serviço de neurocirurgia funcional. Após a alta, os pacientes podem seguir o tratamento em três hospitais-dia para crianças, adultos ou idosos, ou então nos ambulatórios especializados nos mais diferentes transtornos psiquiátricos. Os atendimentos são realizados via encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para saber mais sobre a profissão e o instituto, o convidado do programa é o professor da USP Hélio Elkis, coordenador do o Programa de Esquizofrenia, o Projesq, do Instituto de Psiquiatria.

Ouça o programa na íntegra:

BLOCO 01

BLOCO 02

BLOCO 03

Clique aqui para fazer o download

O Abrace uma Carreira é produzido e apresentado pela jornalista Miriam Ramos. O programa vai ao ar na Rádio USP – 93,7 FM MHz, toda quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas. Contato e sugestões pelo e-mail miriamramos@usp.br.