Projeto usa carrinho de rolimã para divulgar carreira na engenharia

Na Escola Politécnica, jovens de escolas públicas aprendem a construir carro e ainda participam de corrida

07/11/2017 - Publicado há 6 anos
Universitários da Poli ajudam estudante na montagem do carrinho de rolimã – Foto: Divulgação/Poli-USP

.

Aluno testa seu carrinho de rolimã – Foto: Divulgação/Poli-USP

No dia 11 de novembro, a partir das 8 horas, o campus da USP Cidade Universitária, em São Paulo, recebe o 63º GP Poli-NSK de Carrinhos de Rolimã. Organizado pelo Centro Acadêmico Mecânica e Mecatrônica (CAM) da Escola Politécnica (Poli) da USP, o evento será disputado em um circuito que se inicia na Rua do Matão, próximo ao prédio da Biologia.

Entre os competidores, haverá uma bateria específica para uma turma especial: crianças das escolas públicas Emydgio de Barros e Professor Roberto Mange, situadas próximas à USP, na zona oeste da capital.

Com idade entre 10 e 14 anos, os alunos participaram de uma oficina, entre os dias 21 e 22 de outubro, realizada pelo Programa Poli Cidadã e o CAM, para fabricarem seus próprios carrinhos com orientação dos universitários da Poli.

As crianças foram estimuladas pelos monitores a pensar em todas as etapas para criar o carrinho, como em um projeto de engenharia, da concepção e suas características básicas, dimensões até o processo de fabricação.

A ideia foi incentivar os jovens a seguirem uma carreira técnica e também oferecer a oportunidade de conhecer um pouco do ambiente acadêmico.

GP

A competição é dividida pelas categorias Geral, Alegoria, Equipe, Revelação, Feminino e Melhor Projeto. Para participar, é preciso se inscrever presencialmente no CAM ou on-line.  O valor da inscrição é  de R$ 50 e dois quilos de alimento não perecível para o público em geral e R$ 40 e dois quilos de alimento não perecível para estudantes da Poli. A inscrição dá direito a quatro rolamentos NSK e uma camisa de competidor manga longa. Tanto o pagamento quanto a entrega do alimento podem ser efetuados no dia da competição.

Quem quiser participar da corrida, mas não tem carrinho, poderá alugá-lo por R$ 10 a descida. Mais informações sobre regulamento e a competição, acesse aqui.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Poli