Projeto que ensina programação para jovens abre inscrições para alunos e monitores

Estudantes do ensino médio de escolas públicas podem aprender conceitos básicos de computação com alunos voluntários da USP

23/04/2021 - Publicado há 3 anos
Projeto de extensão universitária ensina programação para jovens – Foto: Pixabay-CC

.

Já pensou em ensinar programação básica para adolescentes e ainda ganhar um certificado de horas complementares?

O Codifique, projeto do grupo PET Computação, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para os alunos de todos os campi da USP que queiram ser monitores voluntários. As inscrições vão até o dia 5 de maio e podem ser feitas através deste link.

O projeto começou como um curso de programação básica presencial, oferecido gratuitamente a alunos do ensino médio de escolas públicas de São Carlos. Com a pandemia, adotou o formato on-line, mas ainda seguindo o mesmo padrão.

A proposta é que os monitores corrijam tarefas e tirem as dúvidas dos alunos durante as monitorias. Além disso, os voluntários também têm a opção de ministrar algumas aulas do curso. Ao final do curso, todos ganham um certificado de participação.

O Codifique também está com inscrições abertas para novos alunos, até o dia 10 de maio. Para participar, basta ser estudante do ensino médio e ter vontade ou curiosidade em aprender sobre computação. Ao todo, serão oito aulas ministradas semanalmente, às quartas-feiras, das 16 às 17 horas, via Google Meet. Durante o curso serão abordados assuntos referentes à lógica e resolução de problemas, conhecimentos que podem facilmente ser aplicados no dia a dia. Os alunos que concluírem o curso com no mínimo 70% de tarefas realizadas receberão um certificado oficial da USP. Os interessados podem se inscrever neste link.

Para mais informações, entre em contato com o PET Computação pelo e-mail petcomp@icmc.usp.br.

Acompanhe o projeto pelas redes sociais:

Instagram: @petcomputacaousp

Facebook: PET Computação USP