Projeto que ensina astronomia e geociências inscreve escolas da rede pública

Escolas podem ser cadastradas no programa #CecíliaEmCasa, desenvolvido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, até o dia 11 de julho

 02/07/2021 - Publicado há 4 meses
Por
Projeto divulga conhecimento sobre as Ciências da Terra e do Universo nas escolas – Foto: 123RF

.
O projeto #CecíliaEmCasa, que apresenta conteúdos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia para turmas do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, está com inscrições abertas. O programa, gratuito e on-line, é voltado para escolas da rede pública de todo o Brasil.

Serão duas semanas de atividades diárias, com início em agosto, sobre temas que envolvem o sistema solar, as estrelas, a dinâmica meteorológica e os processos físicos terrestres. Os grupos serão orientados por estudantes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e do Instituto de Física (IF), ambos da USP. Ao final do programa, os alunos que completarem as tarefas propostas receberão um certificado.

Criado em 2019 com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as Ciências da Terra e do Universo nas escolas, o Cecília é um projeto de extensão desenvolvido pelo  IAG. Com a pandemia, a estrutura das atividades continua similar à realizada presencialmente nas escolas, mas adaptada ao ambiente remoto, com experiências fáceis e possíveis de serem realizadas em casa.

Professores podem inscrever suas escolas no projeto preenchendo o formulário na internet, disponível neste link, até o dia 11 de julho. As 30 vagas disponíveis serão sorteadas no dia 13 de julho.

Para mais informações, acesse o site: https://sites.usp.br/projetocecilia/ceciliaemcasa/

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.