Aluguel de laboratórios pode ser fonte de renda para universidades

Ideia de estudantes foi a vencedora do HackathonUSP que buscava soluções tecnológicas para sustentabilidade financeira de instituições de ensino

09/01/2019 - Publicado há 5 anos
Estudantes tiveram 24 horas para propor soluções tecnologias  – Foto: Renato Cordeiro/ USP CodeLab

Segundo fim de semana de novembro 2018. Estudantes de diferentes cursos da USP estão reunidos em equipes com uma missão: propor soluções fintech (aplicação de tecnologia para oferecer produtos e serviços) para promover a sustentabilidade financeira das universidades. Depois de 24 horas de planejamento, execução e apresentação, o projeto vencedor do HackathonUSP surge. A proposta do Rent a Lab é ser um sistema que conecta empresas e universidades para locação de laboratórios, quando estes não estão sem utilizados para pesquisas.

“Nossa ideia é criar uma fundação que visa o aluguel de laboratórios ociosos. Assim, haveria uma autossustentabilidade desses espaços, com a formação de parcerias público-privadas. Os laboratórios seriam sempre atualizados com a infraestrutura necessária e os gastos da USP com eles seriam menores”, explica Fábio Yukio Ono, estudante de Engenharia de Produção e integrante da equipe vencedora do hackathon.

A empresa interessada acessa o sistema do Rent a Lab, verifica os laboratórios disponíveis e escolhe o que melhor atende sua demanda. Ela tem acesso a imagens do local, o docente que o coordena, os materiais e máquinas disponíveis e realiza a locação.

De acordo com a equipe, empresas menores que não possuem espaços físicos seriam um dos públicos do projeto. O incentivo para utilizar os laboratórios viriam da chamada Lei do Bem (11.196/05), que concede incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PD&I).

Equipe do projeto Rent a Lab comemora primeiro lugar na segunda edição do HackathonUSP 2018 – Foto: Arquivo do Núcleo de Empreendedorismo da USP

“O modelo criado por nós é aplicável em qualquer universidade ou faculdade, pública ou particular”, afirma Ono. “Nossa Universidade recebe investimento da população para existir, então, é muito importante mostrar o retorno do conhecimento produzido para o público externo.”

Outro ponto apresentado pelo projeto é o controle do acesso a esses laboratórios entre estudantes e empresa. “Haveria a marcação de horários em uma lista para que a empresa privada saiba quando os alunos estão utilizando o espaço”, ressalta o estudante de engenharia.

HackathonUSP

Organizado pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), em parceria com o USPCodeLab e Hardware Livre USP, o evento contou com apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa da USP.

Os projetos foram avaliados por jurados, receberam mentorias de diversas áreas para ajudar no desenvolvimento e os três melhores ganharam prêmios.

“A métrica da competição é avaliar sua capacidade de produzir um protótipo em tempo restrito, de apresentar sua ideia e mostrar o potencial dela”, explicam Renato Cordeiro e João Daniel,  do USP CodeLab.

“A discussão de administração pública é um tema em alta”, comenta Cordeiro. “A Universidade passou por problemas no passado recente e achamos que é importante analisá-los a partir do que os próprios alunos vivenciam no dia a dia”, opina.

Samuel Kim, do NEU, destaca que não há qualquer compromisso da Universidade em implementar o projeto. “Os critérios de julgamento do hackathon, às vezes, não batem com o que é o melhor, no momento, para a Universidade.”

O prêmio foi para o projeto que mais agradou aos jurados do hackathon por critérios específicos, mas que não se ligam diretamente à demanda da USP.

Grupos discutem suas ideias durante o Hackathon – Foto: Renato Cordeiro/ USP CodeLab