Projeto na internet faz homenagem a uspianos falecidos durante a pandemia

Iniciativa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP relembra docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da unidade que faleceram a partir de 2020

 07/01/2022 - Publicado há 7 meses  Atualizado: 11/01/2022 as 17:04
Foto: Reprodução/FFLCH

.
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou uma página na internet para homenagear docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos da unidade falecidos a partir de 2020, com o objetivo de lembrar a contribuição de seus trabalhos e trajetórias acadêmicas para a história da faculdade. A página chamada Projeto Memória pode ser acessada diretamente pelo portal da faculdade, no item pessoas e depois Projeto Memória.

A FFLCH perdeu entre seus quadros, neste período, estudiosos como Francisco Weffort, Anita Novinsky, José Arthur Gianotti, Alfredo Bosi e Ruy Fausto, entre outros. A página de memórias contém a foto da pessoa homenageada, seu nome, a data de nascimento no lado esquerdo e a de falecimento no lado direito. Depois, está indicado o departamento ou setor da pessoa. No caso dos docentes, a área de estudo e, no dos servidores técnico-administrativos, o cargo.

Ao passar o cursor do mouse por cima das imagens é exibido um resumo de suas trajetórias. Estão sinalizados com o símbolo do vírus da covid-19 aqueles que faleceram em decorrência desta doença, como forma de lamentar o grande número de vítimas desta pandemia. É possível também deixar um depoimento.

A apresentação dos homenageados está em ordem decrescente pela data de falecimento. Mas o público pode escolher, ordenar também pela data de falecimento, departamento, setor ou nome. Além disso, é possível filtrar os homenageados por categoria (estudantes, docentes ou servidores técnico-administrativos).

A divulgação do falecimento dos perfis que estão homenageados neste projeto foi informada e autorizada por familiares ou respectivos departamentos ou setores. O projeto recebe sugestões de nomes que não constam na página pelo e-mail  projetomemoriafflch@usp.br

Acesse o Projeto Memória da FFLCH em: https://www.fflch.usp.br/projetomemoria

.

Texto adaptado de Eliete Viana, Assessoria de Comunicação da FFLCH

.
.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.