Projeto Música Criança promove palestras educativas sobre instrumentos musicais

A primeira palestra será disponibilizada gratuitamente nesta sexta-feira (20), às 15h, no Youtube e no Instagram. Atividades do projeto, que tem apoio pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP, serão on-line até dezembro

18/11/2020 - Publicado há 3 anos
Alunos participantes do Projeto em aula on-line – Foto: Reprodução/PMC

.

Nesta sexta-feira (20), às 15h, o projeto Música Criança de São Joaquim da Barra, que tem apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, disponibilizará gratuitamente palestra sobre instrumentos de cordas em seu canal no YouTube e no Instagram (@musicacrianca).

A palestra é gratuita e voltada a todo tipo de público interessado em instrumentos eruditos, música sinfônica e música de câmara, principalmente crianças e jovens iniciantes na música.

Alan Silva, professor de violoncelo no projeto Música Criança – Foto: Reprodução/PMC

A apresentação do tema fica por conta de Alan Silva, professor de violoncelo no Música Criança, que trará a diversidade das cordas (violão, violoncelo, violino, viola, contrabaixo etc.), explicando aspectos do timbre, da vibração, da sonoridade, do corpo do instrumento e de todas as partes que o compõem, além de contar um pouco da história de cada um.

“Nesta palestra vamos tratar dos instrumentos de cordas que compõem uma orquestra e explicar como a música pode ajudar crianças e jovens no desenvolvimento de habilidades como organização, concentração, memorização, movimento, entre outras”, explica Alan Silva, professor de violoncelo.

As palestras, que são contrapartidas do projeto, seriam realizadas presencialmente, mas o conteúdo teve que ser adaptado ao ambiente on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus.

Aulas on-line até dezembro

O ano de 2020 trouxe mudanças e aprendizados para todos os setores da sociedade, além de uma aceleração do processo digital, que atingiu diretamente o campo educacional, seja o regular, o extracurricular ou o de cursos livres, como é o caso do Música Criança de São Joaquim da Barra.

As atividades tiveram que ser adaptadas ao ambiente on-line, em cumprimento das normas sanitárias vigentes em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e seguem até dezembro neste formato. Hoje o projeto conta com 180 alunos matriculados e oferece aulas gratuitas de canto coral, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompete, trompa, trombone e tuba.

Alunos com violinos e violoncelos – Foto: Reprodução/PMC

.

De acordo com o coordenador pedagógico, Ladson Bruno, o processo de transição das aulas para formato EAD (Ensino a Distância) foi feito com um planejamento que envolveu tanto a coordenação como os professores, os pais e os alunos. “Tivemos muito êxito na adaptação do conteúdo para on-line e conseguimos a interação de 95% dos alunos”, afirma.

As aulas vêm acontecendo individualmente e também com atividades coletivas, em plataformas como o Zoom, por exemplo, quando é ao vivo, e com recursos de vídeo gravado para melhor adaptação dos alunos. Essa flexibilização também colabora para garantir a adesão dos alunos em plataforma digital.

A aluna Manoela Rosa, de 11 anos, avançada dos cursos de piano e canto coral, afirma que prefere aulas presenciais, mas se adaptou muito bem ao formato fornecido pelo Música Criança. “Essa foi a primeira vez que tive aula on-line no curso, então o início foi complicado, mas consegui me adaptar e aproveitar bem o conteúdo. A minha expectativa é que as aulas presenciais voltem no ano que vem”, comenta.

A mãe da aluna, Marisa Rosa Pericin Bonfim, ressalta a vantagem que a filha tem com a flexibilidade dos horários para o estudo. “Como estamos todos em casa e a Manoela tem o instrumento, ela pode estudar mais e em horários alternativos. Então, ela assiste às aulas, estuda várias vezes ao dia e vai fazendo pausas, o que facilita o aproveitamento.”

A flexibilidade das aulas também é vantagem para a família de Raik Victory, de 9 anos, aluno iniciante no curso de violino. Segundo Stefania Gabriela Fernandes, mãe do aluno, a colaboração do professor para ajustar horário das aulas é fundamental. “O professor do Raik é muito atencioso. Ele tem um horário fixo de aula, mas entende nossa disponibilidade em acompanhar e sempre ajusta a agenda para atendê-lo.”

Já a coordenadora técnica do Música Criança, Maria Costa, explica que os alunos que tiveram dificuldade na adaptação estão sendo assistidos de perto pela coordenação e pelos professores. “Dentro dessa minoria que não teve adaptação total, procuramos entender a dificuldade e facilitar ao máximo o acesso aos conteúdos, para um bom rendimento dentro das possibilidades de cada um”, justifica.

O projeto Música Criança (ano 2) foi aprovado no Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) do governo federal, via Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, proposto pela empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A, Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo.

Confira a palestra sobre instrumentos de cordas no Canal do Música Criança no Youtube, neste link.

.

Com informações de Marcela Borges, assessora de Imprensa do projeto.