Projeto de inclusão social destaca pesquisadores da USP em competição internacional

Alunos de pós-graduação participaram do “Geneva Challenge 2020” com um projeto para auxiliar na reintegração de ex-presidiários na sociedade

09/11/2020 - Publicado há 3 anos
Foto: Reprodução / Geneva Challenge

.

Uma equipe de pós-graduandos da USP ficou entre os três melhores grupos da América Latina na competição Geneva Challenge 2020 – Advancing Development Goals International Contest, voltada para a apresentação de soluções inovadoras para enfrentar os desafios da inclusão social. O grupo brasileiro, formado por três pesquisadores do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), projetou uma plataforma digital, chamada Novus Via (em português, “novo caminho”), que conecta ex-presidiários a oportunidades de trabalho, educação, orientação profissional e atendimento psicológico.

Participaram do projeto as geólogas Maria Rogieri Pelissari e Mariana Oliveira Barbosa, e o engenheiro ambiental Luis Guilherme Larizzatti Zacharias, todos mestrandos no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, e Ingrid Souto Maia Lamoso, mestranda no Instituto de Geociências (IGc), também da USP. Eles analisaram diferentes aspectos relacionados à população carcerária no Brasil, terceira maior do mundo, incluindo o alto porcentual de reincidência criminal e o papel da educação e do trabalho na redução dessa taxa.

Com isso, eles criaram uma estrutura para oferecer oportunidades aos egressos do sistema prisional, seguindo a promessa central da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): “Não deixar ninguém para trás”. Ao se cadastrar no site, o indivíduo teria acesso a vagas de emprego, cursos gratuitos ou de baixo custo, orientação profissional – incluindo um guia de abertura do próprio negócio –, assistência social e atendimento psicológico. Tudo isso com dados georreferenciados, de acordo com a localização do usuário. Hoje, os estudantes estão em busca de parcerias para tirar o projeto do papel e desenvolver a plataforma.

Organizado pelo Graduate Institute of International and Development Studies, de Genebra, Suíça, o Geneva Challenge é uma competição para alunos de mestrado que visa a estimular projetos inovadores e soluções para problemas internacionais, a partir de colaborações interdisciplinares entre estudantes de vários lugares do mundo. O concurso selecionou cinco equipes, uma de cada continente, e distribuiu 25.000 francos suíços aos vencedores: 10.000 para o primeiro lugar, 5.000 para cada grupo em segundo lugar e 2.500 para cada grupo em terceiro lugar.

.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação