Projeto da USP permite aulas práticas de engenharia a distância

O LabEAD utiliza a Internet das Coisas para a realização de disciplinas práticas para alunos de Engenharia da Computação; projeto pode ser usado gratuitamente por qualquer universidade

28/05/2020 - Publicado há 4 anos

Com o LabEAD, estudantes interagem com recursos do laboratório a distância – Imagem: Arte sobre foto/LabEAD

.
Um projeto que utiliza a tecnologia da Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT) vai permitir que estudantes de engenharia se conectem, através de seus computadores, a equipamentos de laboratório e realizem a distância as aulas práticas do curso. A aplicação é prevista para setembro e será uma medida para manter o isolamento social mesmo com o retorno do funcionamento da Universidade.

Criado por uma parceria entre a USP, através do mestrando Victor Hayashi, da Escola Politécnica (Poli), e a Universidade Federal do ABC (UFABC), com o técnico de laboratório Fabio Hayashi, o projeto Laboratório Digital EAD (LabEAD) foi classificado como open source, o que significa que todos os programas estarão liberados para uso gratuito por outras universidades.

Victor Hayashi, no alto, à esquerda, Fabio Hayashi, à direita, e o professor Reginaldo Arakaki – Foto: Reprodução / YouTube

Victor iniciou o mestrado com orientação do professor Reginaldo Arakaki, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli, em 2016, e durante o estudo desenvolveu a plataforma IoT, iniciativa continuada por ambos até que, no final de 2019, surgiu a ideia de sua aplicação para aulas práticas.

No início do projeto, não houve financiamento por parte da Universidade, foi uma iniciativa do mestrando e do professor da USP paga com investimento próprio. Atualmente, Victor recebe uma bolsa pelo laboratório da Poli e conseguiu um investimento de R$3.500,00 para auxiliar no desenvolvimento do projeto, fornecido pela associação Amigos da Poli. A iniciativa também foi aprovada pelo comitê de combate à covid-19 da UFABC. Agora, encontra-se em fase final de testes e ajustes.

Neste momento, as aulas na Poli ocorrem a distância e, para representar as atividades de laboratório, os alunos utilizam simuladores e ferramentas de softwares instaladas em computadores pessoais. Com o projeto, poderão se conectar, pelo computador, ao laboratório para acessar equipamentos específicos. Tudo isso possibilitado pelo LabEAD.
.

Confira o vídeo de apresentação do projeto LabEAD.

.

O que é a IoT, ou Internet das Coisas?

A IoT é uma maneira de conectar corpos, cidades e objetos, como carro e casa, à internet. Um exemplo seria a localização por GPS obtida por um carro conectado à internet, ou então uma residência conectada que possa fornecer dados sobre o consumo de energia. No caso de corpos, seria possível medir a temperatura corporal, a pressão, batimentos cardíacos, entre outros.

Para as aulas a distância, estudantes utilizam recursos da “nuvem”, acessados pela internet. Consideram-se três lados: estudante em casa, professor em casa ou no laboratório e técnicos no laboratório da Universidade. Segundo Arakaki, os recursos do laboratório se conectam à internet, por onde os estudantes interagem, e o professor pode acompanhar o trabalho de forma on-line. Cabe aos técnicos fornecer o apoio necessário para manter todos os equipamentos e o ambiente em ordem e garantir a realização dos experimentos. “Com isso, cria-se a possibilidade do distanciamento entre as pessoas durante a pandemia e, ao mesmo tempo, condições de aprendizado pleno aos alunos”, completa o professor.

Também fazem parte do grupo LabEAD os professores Edson Midorikawa e Paulo Sergio Cugnasca, ambos do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli.
.

Diagrama exemplo da comunicação durante uma aula através de videoconferência. No início e no final da aula, o professor apresenta as orientações gerais, e durante a aula o professor pode visitar as bancadas e se comunicar com os alunos, além de visualizar o andamento do experimento. Caso algum aluno precise de assistência, pode requisitar o técnico ou o professor através de mensagem de texto – Imagem: Reprodução/LabEAD Poli-USP

.

Saiba mais sobre o projeto LabEAD nos links:

Youtube: www.youtube.com/watch?v=xn-upw2cHBE
Facebook: www.facebook.com/labiotead/