Projeto oferece análise estatística acessível para pesquisadores e gestores

Centro de Estatística Aplicada da USP recebe inscrições até o dia 2 de fevereiro; projetos aprovados serão atendidos no primeiro semestre de 2024

19/12/2023 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 03/01/2024 as 13:46
Ao final do projeto, será produzido um relatório técnico de análise estatística com todos os resultados das análises, incluindo tabelas e gráficos – Foto: Freepik CC

.
A análise de dados e a elaboração de estatísticas ajudam pesquisadores, instituições e empresas a tomar decisões. Um cientista que precisa pensar como coletar uma base de dados ou estimar o tamanho da amostra para sua pesquisa, uma instituição pública que precisa analisar os dados relacionados a consumo de energia e até uma empresa que tem necessidade de avaliar seu desempenho, todos podem contar com a ajuda da estatística para ter informações que não estão visíveis facilmente.

Para auxiliar neste trabalho, o Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza consultoria e assessoria em estatística aplicada para órgãos da Universidade, instituições públicas e privadas, além de atender pesquisadores e demais pessoas físicas. Uma equipe composta de alunos do último ano de Estatística, orientados por professores da Universidade, analisa as propostas, faz consultas e projetos de pequeno porte por valores simbólicos. As inscrições de projetos vão até o dia 2 de fevereiro de 2024. Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível neste link www.ime.usp.br/cea. Também é necessário pagar uma taxa de R$ 80.

Os dados do projeto a serem analisados precisam estar totalmente coletados e organizados em planilha eletrônica. Os responsáveis também devem ter disponibilidade para participar de duas apresentações, além de reuniões com o grupo que desenvolverá as análises estatísticas durante o primeiro semestre. Haverá uma triagem de 5 a 21 de fevereiro de 2024, que inclui entrevista com os pesquisadores de forma presencial ou remota. Os projetos escolhidos terão os dados analisados por alunos do último ano do bacharelado de Estatística do IME, orientados por um ou mais professores do Departamento de Estatística. Ao final do semestre, será produzido um relatório técnico de análise estatística com todos os resultados das análises, incluindo tabelas e gráficos, e suas conclusões.

Para saber mais sobre o projeto acesse https://www.ime.usp.br/cea.