Programação dedicada à ciência recebe o público no campus da USP em Piracicaba 

No dia 4 de agosto, das 14h às 18h, acontecerá o Domingo de Ciência e Tecnologia na Esalq, reunindo uma série de atividades que envolvem ciência e cultura; o evento é gratuito e aberto ao público 

 29/07/2024 - Publicado há 2 meses
No dia 4 de agosto acontece mais uma edição do Domingo com Ciência e Tecnologia, no Museu Luiz de Queiroz, em Piracicaba – Foto: Denise Guimarães/Esalq USP

.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba promove, no dia 4 de agosto, das 14h às 18h, o Domingo com Ciência e Tecnologia no Museu e Centro de Educação e Artes Luiz de Queiroz e Clube de Ciências Luiz de Queiroz. O evento integra a agenda de projetos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e inclui jogos gigantes, como xadrez e tangram, observação com telescópio, circo, entre outras atividades. A programação é gratuita e aberta ao público.  

O projeto Domingo com Ciência e Tecnologia foi idealizado em 2023, pelo Instituto Pecege – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, em parceria com o grupo de pesquisa e extensão do Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin) e do Museu Luiz de Queiroz.

A programação conta com a Praça da Ciência, em que serão oferecidos jogos gigantes como xadrez, tangram, cai-não-cai, entre outros, além de experimentos temáticos, falando de forma prática sobre matemática e física. Em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (campus de Piracicaba), serão oferecidas Práticas sobre o Sol, com a utilização de telescópios para observação do Sol, e palestras sobre o relógio solar, astronomia e as mudanças das estações e duração do dia e da noite.

A Art Cirque Produções, escola de circo de Araraquara, promove práticas circenses, mostrando que física e circo estão lado a lado. Conceitos como equilíbrio, movimento e força fazem parte de uma vivência para que o público teste na prática os conceitos da física. E o público ainda poderá conhecer a nova exposição do Museu Luiz de Queiroz, Desvendando a Matemática, que contará com monitores, além de poderem visitar outras salas com peças do seu acervo.

Além disso, a Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus Luiz de Queiroz estará presente para falar sobre a Campanha de Combate à Febre Maculosa, que aconteceu durante os finais de semana do mês de julho, alertando sobre os riscos da presença do carrapato estrela em áreas afastadas e também de grande circulação. Essa equipe estará pronta para responder dúvidas sobre a doença e a forma de como a administração no campus Luiz de Queiroz mantém as áreas indicadas para lazer livres de carrapatos. Vale destacar que os sintomas da febre maculosa se manifestam com dores nas articulações, cansaço, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo.

O projeto

Além do Instituto Pecege, o projeto conta com a coparticipação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Piracicaba, Esalq e do Instituto BioSistêmico (IBS). Além das instituições envolvidas, o projeto conta com o aporte de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio do Governo Federal.

O projeto tem apoio da Divisão de Comunicação da Esalq, do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq (SVCEx), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

 .

Domingo de Ciência e Tecnologia
Data: 4 de agosto, das 14h às 18h
Local: Museu Luiz de Queiroz (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP)
Entrada gratuita e sem necessidade de agendamentos
Informações pelo telefone (19) 3429-4305 ou pelo e-mail museulq@usp.br

.

*Texto Alicia Nascimento Aguiar, da Divisão de Comunicação da Esalq USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.