![Cindo alunos, três mulheres e dois homens caminhando pela praça, ao fundo muitas árvores](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/02/20230207_00_alunos_campus.jpg)
Saúde Planetária é um campo de pesquisa e ações relacionado aos impactos que o homem causa no meio ambiente e ao quanto esses ecossistemas, em desequilíbrio, colocam em risco nossa saúde e nossos modos de vida. Em sua 5ª edição, o Programa Brasileiro de Embaixadores de Saúde Planetária, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, abriu inscrições para o processo seletivo de 2025 para estudantes de graduação e pós-graduação, de todas as disciplinas e áreas do conhecimento, vinculados a universidades públicas ou privadas de todo o Brasil. Para saber mais sobre o programa acesse este link ou consulte o Edital de Seleção 2025.
“Os alunos das mais diversas áreas, e de todo país, aprenderão na prática sobre as questões urgentes relacionadas à saúde humana e do planeta, e como elas estão interconectadas. Eles estarão em contato com especialistas do Brasil e do exterior e poderão desenvolver suas próprias redes de contatos para suas carreiras”, explica o professor Antônio Mauro Saraiva, coordenador do Saúde Planetária Brasil e presidente da comissão de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
Saraiva destaca que para o movimento brasileiro de saúde planetária a importância do programa de embaixadores está em “contar com a energia e o entusiasmo dos jovens para trabalhar as mudanças necessárias na nossa forma de vida”. Os embaixadores selecionados terão a oportunidade de construir sua rede de Saúde Planetária e desenvolver habilidades organizacionais e de liderança, podendo assumir protagonismo em seus respectivos locais de atuação, educar sua comunidade e facilitar a colaboração entre as disciplinas e iniciativas existentes no âmbito da saúde humana e das mudanças ambientais e climáticas.
Os participantes terão apoio de um grupo de mentores e poderão engajar estudantes da educação básica para a ação em suas localidades, por meio de parcerias com escolas. Ao final, a participação no programa conferirá ao embaixador um certificado da USP.
As inscrições para o Programa de Embaixadores de Saúde Planetária (PESP2025) são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 20 de janeiro pelo formulário on-line. O programa será desenvolvido entre março e novembro de 2025.
Confira o edital e o formulário de inscrições já publicados no website do Saúde Planetária Brasil e disponível no QR Code do card e neste link: https://saudeplanetaria.iea.usp.br/pesp-2025