Programa da USP leva palestras de astronomia para escolas de todo o Brasil

Oferecido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, atendimento a distância aborda Sistema Solar, Via Láctea e outras galáxias, origem do Universo e muito mais

 19/01/2022 - Publicado há 4 meses
Programa de extensão da USP ensina astronomia para estudantes do ensino básico – Foto: 123RF

.
Uma ação de extensão universitária da USP leva conhecimento sobre astronomia para estudantes do ensino básico de escolas de todo o Brasil. Trata-se do Atendimento Astronômico Virtual para Escolas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP que oferece atendimento gratuito com uma palestra em vídeo sobre temáticas de astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo, com linguagem acessível.

As instituições interessadas devem consultar o calendário de visitas neste link e fazer a inscrição pelo formulário on-line. Os agendamentos serão realizados conforme a disponibilidade de vagas, por ordem de chegada, e informados por e-mail pela organização do programa.

O professor interessado deve formar turmas de 20 a 50 alunos, divididas por estudantes do ensino fundamental I (4º e 5º anos), ensino fundamental II ou do ensino médio. O limite de agendamentos por escola para o semestre é de 2 turmas, que devem ser cadastradas separadamente, com os dados específicos de cada uma. Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar.

As palestras oferecidas são:

  • Observando o céu (ensino fundamental I)
  • Terra-Lua-Sol (ensino fundamental I)
  • O céu em movimento (ensino fundamental I)
  • O lugar da Terra no Universo (ensino fundamental I)
  • Como observar o céu (ensino fundamental II e ensino médio)
  • O Sistema Solar (ensino fundamental II e ensino médio)
  • Via Láctea e outras galáxias (ensino fundamental II e ensino médio)
  • Estrelas (ensino médio)
  • A origem do Universo (ensino médio)

O atendimento é on-line e os alunos podem acompanhar na escola ou em casa pelo canal do Youtube, às terças ou quintas-feiras, com início às 15 horas e duração de até 2 horas. A interação é feita pelo chat do canal. Os monitores que atuam no atendimento são alunos de graduação e de pós-graduação do IAG e de outros institutos da USP, sob a coordenação do professor Reinaldo Santos de Lima.

Saiba mais na página do programa neste link.

Atendimento Astronômico Virtual do IAG-USP
Informações: www.iag.usp.br/astronomia/atendimento
Inscrições: clique aqui

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.