Professores e alunos da rede pública têm inscrições gratuitas em cursos do Museu do Ipiranga

Totalmente on-line, cursos vão abordar o conteúdo das exposições previstas na reabertura do museu; inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro

10/09/2021 - Publicado há 3 anos
Cursos abordam conhecimentos a partir de exposições que estarão na reabertura do Museu do Ipiranga; carga horária será de seis horas, distribuídas em dois dias – Foto: Divulgação/MP

.
Para dar continuidade à proposta educativa de propagar o conhecimento sobre Cultura Material e História do Brasil, o novo Museu do Ipiranga acaba de anunciar mais dois cursos gratuitos para formação de novos públicos. Desta vez com 600 vagas no total, inscrições podem ser feitas gratuitamente na plataforma Apolo,
neste link, da Universidade de São Paulo, até 15 de setembro.

Com aulas ministradas ao vivo, os cursos serão inteiramente on-line e irão contar com recursos de acessibilidade, como Libras, legendagem e audiodescrição. Os cursos vão tratar de temas como o desenvolvimento da curadoria histórica das exposições Casas e Coisas e Mundos do Trabalho, que ocuparão as alas do edifício-monumento do Museu do Ipiranga em sua reabertura em 2022.

Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, afirma que a segunda leva de cursos gratuitos oferecidos pela instituição busca contribuir para a formação de novos públicos e qualificar alunos e professores no campo da história, arte e da cultura. ”Após o sucesso dos cursos de difusão que aconteceram em agosto, as novas modalidades oferecidas agora abordam a maneira com que as coleções tratam as questões sociais, apresentando uma noção do que o público vai encontrar nas exposições que serão abertas em 2022”, ressalta.

Cada um dos dois cursos tem duração de seis horas, distribuídas em dois dias, com 300 vagas por curso, sendo que 50% destas serão destinadas a professores e alunos da rede pública. Além disso, os cursos oferecem certificados na categoria de Difusão Cultural emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo para todos aqueles que cumprirem a carga horária apresentada. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será realizado um sorteio para a seleção.

Confira mais informações sobre os cursos:

Mundos do Trabalho

O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria histórica da exposição Mundos do Trabalho, que ocupará uma das alas do edifício-monumento do Museu do Ipiranga em sua reabertura em 2022. As questões expográficas e a narrativa tridimensional serão contextualizadas por meio de discussões de natureza teórica que articulam os estudos de cultura material e do universo do trabalho, que é uma das linhas de pesquisa do Museu do Ipiranga.
Inscrição: até 15/9/2021, com preenchimento e envio da ficha de inscrição on-line neste link.
Número de inscrições: 300
Realização: Museu Paulista – Plataforma Google Meet
Data de início: 28/9/2021 – Término: 29/9/2021
Terça e quarta-feira, das 18h às 21h
Coordenadora: Maria Aparecida de Menezes Borrego
Contato: cursosmp@usp.br

Casas e Coisas

O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria histórica da exposição Casas e Coisas, que ocupará uma das alas do edifício-monumento do Museu do Ipiranga em sua reabertura em 2022. As questões expográficas e a narrativa tridimensional serão contextualizadas por meio de discussões de natureza teórica que articulam os estudos de cultura material e de gênero aplicados ao espaço doméstico.
Número de inscrições: 300
Realização: Museu Paulista – Plataforma Google Meet
Data de início: 21/9/2021 – Término: 22/9/2021
Terça e quarta-feira, das 18h às 21h