Professor da USP é premiado por pesquisa e ensino em Matemática

Professor Pedro Antonio Santoro Salomão recebeu prêmio da fundação alemã Alexander von Humboldt

 15/12/2017 - Publicado há 6 anos
A Fundação Humboldt é uma instituição alemã dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo – Foto: Reprodução/Alexander von Humboldt-Stiftung/Foundation

Todos os anos a Fundação Alexander von Humboldt concede cerca de 20 Prêmios de Pesquisa Friedrich Wilhelm Bessel. Em 2017, um dos vencedores da honraria foi o professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Pedro Antonio Santoro Salomão.

Pedro Antonio Santoro Salomão é professor do Departamento de Matemática do IME – Foto: Arquivo pessoal

Ele é o terceiro brasileiro a receber o prêmio. Além dele, Fábio Armando Tal, também professor do IME, e João Marcos de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram homenageados.

Docente do Departamento de Matemática, Salomão recebeu o prêmio por suas realizações na pesquisa e no ensino da Matemática. Atua, principalmente, nas áreas de geometria simplética, sistemas dinâmicos e sistemas hamiltonianos.

Cientistas da Alemanha e de outros países reconhecidos mundialmente em suas áreas de trabalho e que tenham concluído o doutorado há menos de 18 anos podem concorrer ao Friedrich Wilhelm Bessel. Os vencedores são convidados a passar um período de até um ano colaborando em um projeto de pesquisa com especialistas de sua área em uma instituição de pesquisa na Alemanha, além de receberem um prêmio em dinheiro.

A Fundação Humboldt é uma instituição alemã dedicada a promover a cooperação científica entre estudiosos de todo o mundo.

Mais informações: https://www.humboldt-foundation.de/web/bessel-award.html

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.