Professor é eleito presidente de associação brasileira na área de engenharia

Gherhardt Ribatski, da USP em São Carlos, será presidente da ABCM, maior associação científica no Brasil na área de ciências mecânicas

Por - Editorias: Universidade
Gherhardt Ribatski é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da USP em São Carlos – Foto: Keite Marques / EESC

No dia 9 de novembro, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Gherhardt Ribatski, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), com mandato previsto para o biênio 2018-2019.

É a primeira vez que a presidência da ABCM é ocupada por um docente da USP. Ribatski também ocupou o cargo de diretor-secretário da associação entre os anos de 2016 e 2017.

Participam da diretoria eleita os professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Luís Mauro Moura (vice-presidente), da Universidade Federal Fluminense, Leonardo Santos de Brito Alves (diretor-secretário), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Rabello dos Anjos (diretor tesoureiro), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Domingos Alves Rade (diretor técnico-científico).

A ABCM é a maior associação científica no Brasil na área de ciências mecânicas. Desde sua fundação, em abril de 1975, a associação tem sido um potencial agente promotor da engenharia e das ciências mecânicas no País, e sua atuação tem sido materializada por meio de diversos mecanismos como a promoção de encontros técnicos e científicos regulares, a publicação dos anais de todos os eventos e a edição de revistas científicas.

Além disso, a ABCM representa o Brasil em órgãos técnicos internacionais, celebra acordos de colaboração técnica e científica com as principais sociedades internacionais correspondentes e ainda criou seções estudantis com o objetivo de aproximar a associação dos alunos de graduação em engenharia mecânica.

Mais informações com o professor Gherhardt Ribatski pelo e-mail ribatski@sc.usp.br

Da Assessoria de Comunicação da EESC