Professor da USP assume direção administrativa e financeira do IPT

Instituto de Pesquisas Tecnológicas atua em áreas como energia, transportes, meio ambiente, construção civil e segurança

Por - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=220366
  • 216
  •  
  •  
  •  
  •  
Professor Dante Pinheiro Martinelli – Foto: Seção Técnica de Informática da FEA-RP

O professor Dante Pinheiro Martinelli, aposentado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP e diretor da unidade no período de 2014 a 2018, foi nomeado para assumir as diretorias financeira e administrativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e, ainda, de forma provisória, a diretoria de pessoas. O IPT é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

“Será um desafio coordenar as áreas de contabilidade, finanças, administração de serviços, suprimentos e recursos humanos”, disse o professor Martinelli. O convite foi feito no último dia 8 e, logo em seguida, seu nome foi aprovado pelo Conselho Administrativo do órgão.

O IPT foi fundado em 1899 junto à Escola Politécnica (Poli) da USP. Fica na cidade de São Paulo, e conta com um centro em Franca e outro em São José dos Campos. Em 2019, completa 120 anos de atuação nas áreas de pesquisa, educação e tecnologia. Oferece apoio tecnológico à indústria e às políticas públicas paulistas.

Martinelli foi professor titular da FEA-RP, aposentado em 2018. Possui graduação em Economia e em Administração, mestrado e doutorado em Administração, todos pela FEA-USP. Autor de 16 livros, mais de 180 artigos completos em periódicos e em anais de congressos, no país e no exterior.

Exerceu atividades de gestão, dentro e fora da USP. Além de diretor da FEA-RP, atuou como coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações da unidade. Foi coordenador de Administração Geral e presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP), ambas da USP, e, ainda diretor da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Além disso, foi coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP) e vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa CORS (Center for Organization Studies).

Leonardo Rezende / Assessoria de Comunicação da FEA-RP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 216
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados