Prêmio Gutierrez de teses em Matemática anuncia vencedores

O prêmio é uma iniciativa do ICMC com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Três teses de doutorado em matemática defendidas em 2015 serão reconhecidas dia 20 de junho, em uma cerimônia que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando ocorrerá a entrega do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2016, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Na ocasião, o vencedor do prêmio, Rafael Montezuma Cabral, ministrará uma palestra sobre sua tese de doutorado Min-max theory for noncompact manifolds and three-spheres with unbounded widths. Nascido no Ceará, na cidade de Fortaleza, Rafael formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará em 2009, concluiu o mestrado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2011 e, em 2015, o doutorado na mesma instituição sob a orientação do professor Fernando Codá Marques. Atualmente, é instrutor de matemática na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Além disso, os autores de duas outras teses serão reconhecidos: Amanda de Lima e Douglas Duarte Novaes. Amanda receberá uma menção honrosa pela tese Famílias transversais de transformações expansoras por pedaços. Nascida em São José do Rio Preto, ela concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista em 2004 e fez mestrado (2007) e doutorado (2015) no ICMC sob a orientação do professor Daniel Smania Brandão. Atualmente, é professora substituta na Universidade Federal de São Carlos.

Já Douglas receberá uma menção honrosa pela tese Regularização e conjuntos minimais para sistemas dinâmicos não suaves. Ele nasceu em Santa Bárbara d’Oeste e fez Licenciatura em Matemática (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação de Marco Antonio Teixeira e coorientação de Jaume Llibre Saló. Além disso, concluiu seu pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, e, atualmente, é professor da Unicamp.

No evento do dia 20 de junho, Amanda e Douglas também vão ministrar palestras sobre as pesquisas que desenvolveram durante o doutorado.

Sobre o Prêmio

Apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373.9638, email posgrad@icmc.usp.br

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados