Prefeitura do campus do Butantã promove mobilidade e manejo ambiental na Cidade Universitária

Ações realizadas desde o início de setembro incluem novas linhas de ônibus e reforma de pontos, além de podas e plantios compensatórios de árvores no espaço da Universidade

 31/10/2024 - Publicado há 1 mês
Pessoas entrando num ônibus e um trabalhador reformando um ponto de ônibus
Mobilidade e reforma de pontos de ônibus são destaque em ações da Prefeitura do campus da capital – Fotos: Marcos Santos/USP Imagens e Prefeitura do Campus

.
Para melhorar a mobilidade da comunidade universitária no campus da USP do Butantã, na capital, a Prefeitura do campus tem implementado desde o início do mês de setembro uma série de ações, que incluíram quatro novas linhas de ônibus circulares e a reforma de pontos de ônibus em áreas de grande fluxo da região. A Prefeitura do campus está avaliando a possibilidade de ajustes na operação das novas linhas de ônibus que teve início no dia 2 de setembro. A ideia é fazer a avaliação de satisfação dos usuários do sistema, que vai definir a manutenção da nova situação ou indicar outros planos de ação.

A implementação das quatro novas linhas, feita com base em reivindicações e propostas elaboradas através de consulta pública, tiveram o objetivo de tornar os percursos mais rápidos e, consequentemente, diminuir o tempo de espera nos terminais e nos pontos de ônibus. O grupo de consulta foi aberto à participação de interessados e formado por alunos de graduação e pós-graduação, professores, funcionários e empresa de consultoria especializada.

A reestruturação procurou atender todas as unidades de ensino e pesquisa, levando em conta a densidade populacional de cada região, o que não descartou a ocorrência de filas no terminal do metrô Butantã, que fica próximo ao campus.

Reforma do ponto de ônibus em frente ao Crusp, na calçada da Raia Olímpica da USP – Foto: Divulgação / PUSP-CB

.
As ações com as novas linhas incluem reformas e adequações em pontos de ônibus em áreas estratégicas do campus. Foi o caso do ponto de ônibus localizado em frente ao Conjunto Residencial da USP (Crusp), na calçada da Raia Olímpica, na Avenida Professor Mello Moraes. Também um novo ponto na Rua da Biblioteca, em frente à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que vai permitir atender o grande fluxo de estudantes que circulam na região, como os da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e os do Crusp, além de atender aqueles que frequentam o Restaurante Central.

Podas e plantios compensatórios

A Prefeitura do campus também atuou no último mês na manutenção e cuidados com as áreas verdes da Universidade. Os plantios compensatórios e podas de árvores fazem parte da zeladoria ambiental e buscam garantir que as ações de manejo estejam alinhadas com as normas ambientais municipais e favoreçam a biodiversidade e a sustentabilidade local.

Na Avenida Intersetorial, próximo à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e ao Portão 3 (saída para a Avenida Corifeu de Azevedo Marques), foi realizado o plantio compensatório de 191 mudas de árvores. A ação faz parte do cumprimento da lei estabelecida pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), vinculado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) do município de São Paulo. Ela diz que, para cada árvore cortada, uma árvore deve ser plantada, o que indica 347 plantios compensatórios feitos pela Prefeitura seguindo esta diretriz.

Plantio compensatório e poda de árvores no campus – Foto: Divulgação/PUSP-CB

.
No primeiro semestre do ano de 2024, também foram realizadas 2.732 podas de árvores no campus. O processo é importante para que a estrutura do vegetal seja adequada ao convívio humano urbano, e é realizado pela Prefeitura do campus com a autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. No espaço universitário são realizadas podas emergenciais, quando há galhos secos ou quebrados com risco de queda, e também podas de limpeza, adequação e levantamento. As últimas ações de poda se concentraram nas principais áreas de convivência do campus, como a Praça do Relógio e o Crusp.

Para saber mais sobre os novos trajetos das linhas do campus USP do Butantã acesse este link. Siga também o Instagram para saber das ações da Prefeitura do campus clicando aqui.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus Capital-Butantã da USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.