Portal da USP de cara nova

Com navegação facilitada para acesso em celulares, site privilegia informações mais procuradas pelos usuários

  • 116
  •  
  •  
  •  
  •  

.

.

O Portal da USP (www.usp.br) ganha nova roupagem no dia 30 de outubro. Com um design mais moderno e navegação facilitada para acesso por dispositivos móveis, o atual projeto editorial busca aproximar cada vez mais a Universidade do público, expressando não só a razão de ser da instituição, mas refletindo sua diversidade, atividades e serviços.

A organização do conteúdo e a localização dos menus foram desenvolvidas para privilegiar as informações mais procuradas pelos usuários – tanto a comunidade USP quanto o público externo. O portal também traz um grande destaque, atualizado semanalmente, com um assunto de relevância para a instituição. Além disso, o novo projeto dá mais evidência para as pesquisas realizadas pela Universidade e para temas de interesse geral, como tecnologia, inovação e educação.

“Os alunos, funcionários e docentes terão acesso rápido a funcionalidades como e-mail e serviços corporativos da Universidade. Já o público externo poderá encontrar com facilidade informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação, além dos diversos serviços que a instituição oferece”, exemplifica Luiz Roberto Serrano, superintendente de Comunicação Social da USP.

.

O novo projeto editorial destaca as principais pesquisas científicas da Universidade

 

O novo portal também traz novidades para o público internacional. Além das informações já oferecidas em versões anteriores – que tentavam dar ao estrangeiro um panorama geral da USP –, os usuários de outros países terão acesso a reportagens em inglês sobre as principais pesquisas realizadas pela instituição. “Com isso, pretendemos ampliar a visibilidade da USP nas principais universidades do mundo”, explica o superintendente de Comunicação Social. “Em breve, essas reportagens também serão enviadas mensalmente para uma base de assinantes formada por representantes de universidades e revistas científicas de outros países.”

.

O público estrangeiro tem acesso às informações gerais sobre a USP, com destaque para as pesquisas realizadas na instituição

 

Presente na web desde 1997, o Portal da USP sempre se destacou pela preocupação em acompanhar as tendências dos meios digitais, tendo o usuário e suas necessidades como foco principal. O portal surge na internet como um grande repositório de links. Com o passar dos anos e o desenvolvimento dos conteúdos para web, vai adquirindo um caráter mais proativo, de divulgador de notícias e eventos da instituição. “Ainda em 2004, já é possível notar a preocupação em oferecer reportagens sobre as pesquisas e as atividades desenvolvidas na Universidade”, destaca Serrano.

Em 2008, o portal passa a adotar sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código livre. Naquele ano, lança uma versão totalmente feita em Joomla. O software é trocado em 2011 pelo WordPress – CMS, que continua sendo utilizado até os dias de hoje. “Optamos pelo WordPress porque a comunidade de desenvolvedores é grande, e o uso do software livre nos garante economia de recursos e, ao mesmo tempo, controle total da programação”, comenta George Campos Azevedo, chefe técnico da Divisão de Mídias e Projetos Especiais da SCS e responsável pelo projeto.

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é responsável pelo desenvolvimento de toda a parte de design, programação e conteúdo do Portal da USP. Já a infraestrutura de servidores fica por conta da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Portal USP em 1997
Portal USP em 2001
Portal USP em 2005
Portal USP em 2007
Portal USP em 2010
Portal USP em 2014

.

.

 

  • 116
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados