Portal da USP de cara nova

Com navegação facilitada para acesso em celulares, site privilegia informações mais procuradas pelos usuários

.

O Portal da USP (www.usp.br) ganha nova roupagem no dia 30 de outubro. Com um design mais moderno e navegação facilitada para acesso por dispositivos móveis, o atual projeto editorial busca aproximar cada vez mais a Universidade do público, expressando não só a razão de ser da instituição, mas refletindo sua diversidade, atividades e serviços.

A organização do conteúdo e a localização dos menus foram desenvolvidas para privilegiar as informações mais procuradas pelos usuários – tanto a comunidade USP quanto o público externo. O portal também traz um grande destaque, atualizado semanalmente, com um assunto de relevância para a instituição. Além disso, o novo projeto dá mais evidência para as pesquisas realizadas pela Universidade e para temas de interesse geral, como tecnologia, inovação e educação.

“Os alunos, funcionários e docentes terão acesso rápido a funcionalidades como e-mail e serviços corporativos da Universidade. Já o público externo poderá encontrar com facilidade informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação, além dos diversos serviços que a instituição oferece”, exemplifica Luiz Roberto Serrano, superintendente de Comunicação Social da USP.

.

O novo projeto editorial destaca as principais pesquisas científicas da Universidade

O novo portal também traz novidades para o público internacional. Além das informações já oferecidas em versões anteriores – que tentavam dar ao estrangeiro um panorama geral da USP –, os usuários de outros países terão acesso a reportagens em inglês sobre as principais pesquisas realizadas pela instituição. “Com isso, pretendemos ampliar a visibilidade da USP nas principais universidades do mundo”, explica o superintendente de Comunicação Social. “Em breve, essas reportagens também serão enviadas mensalmente para uma base de assinantes formada por representantes de universidades e revistas científicas de outros países.”

.

O público estrangeiro tem acesso às informações gerais sobre a USP, com destaque para as pesquisas realizadas na instituição

Presente na web desde 1997, o Portal da USP sempre se destacou pela preocupação em acompanhar as tendências dos meios digitais, tendo o usuário e suas necessidades como foco principal. O portal surge na internet como um grande repositório de links. Com o passar dos anos e o desenvolvimento dos conteúdos para web, vai adquirindo um caráter mais proativo, de divulgador de notícias e eventos da instituição. “Ainda em 2004, já é possível notar a preocupação em oferecer reportagens sobre as pesquisas e as atividades desenvolvidas na Universidade”, destaca Serrano.

Em 2008, o portal passa a adotar sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código livre. Naquele ano, lança uma versão totalmente feita em Joomla. O software é trocado em 2011 pelo WordPress – CMS, que continua sendo utilizado até os dias de hoje. “Optamos pelo WordPress porque a comunidade de desenvolvedores é grande, e o uso do software livre nos garante economia de recursos e, ao mesmo tempo, controle total da programação”, comenta George Campos Azevedo, chefe técnico da Divisão de Mídias e Projetos Especiais da SCS e responsável pelo projeto.

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é responsável pelo desenvolvimento de toda a parte de design, programação e conteúdo do Portal da USP. Já a infraestrutura de servidores fica por conta da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Portal USP em 1997
Portal USP em 2001