Por que a física é difícil? Palestra discute aprendizagem de ciências

A professora Anne Scarinci faz considerações epistemológicas e pedagógicas a respeito do tema no dia 20 de setembro

Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=194093
Sala de aula – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Instituto de Física (IF) da USP promove, no dia 20 de setembro, o colóquio Por que a física é difícil? – Considerações epistemológicas e pedagógicas sobre o aprendizado.

A palestrante é a professora do IF Anne Louise Scarinci Peres. Formada em pedagogia e em física, Anne desenvolve pesquisas sobre formação de professores para o ensino de ciências.

Serão abordados aspectos da natureza da construção e comunicação do conhecimento científico e sua conexão com os processos de aprendizagem de física. A dificuldade de compreensão dos conceitos pelos alunos é uma situação comum nas aulas de ciências naturais. O colóquio vai discutir como a visão epistemológica empírico-indutivista da ciência favorece a noção de que a ciência seria algo apenas “para gênios”. A visão construtivista, por outro lado, requer rupturas profundas no paradigma educacional vigente.

O evento é destinado a estudantes de graduação, pesquisadores, docentes e ao público em geral e será transmitido pela IPTV USP. Será às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física da USP, Rua do Matão, 1371 – Travessa R, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1724

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.