Podcast fala sobre a busca por igualdade no ambiente de trabalho

Engenhando Talks é uma produção do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia, com apoio da Escola de Engenharia de São Carlos da USP

 01/11/2024 - Publicado há 1 mês
Três pessoas sentadas conversando com uma mesa baixa ao centro e no fundo uma televisão
Professores falam em podcast sobre igualdade de gênero no trabalho – Foto: Reprodução/Canal USP

.
Com o tema equidade no trabalho, está disponível o terceiro episódio do podcast Engenhando Talks, produção do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e do Jornal da USP. É possível acessar os áudios no Canal da USP e no Canal da EESC.

A convidada do programa é Mirlene Simões, docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e secretária regional do Estado de São Paulo na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A apresentação é de Fernando Lavoie, professor da EESC e diretor do Cetepe, com colaboração da professora Maíra Martins da Silva, presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento.

Neste episódio é discutido o conceito de equidade no ambiente de trabalho e como ele representa a busca pela igualdade em meio às diferenças. Os professores também exploraram a relação entre cultura e a divisão social e sexual do trabalho, refletindo sobre como essas construções moldam nossa sociedade.

“Várias profissões têm problemas com a equidade”, afirma a professora Mirlene. Segundo ela, há um diagnóstico e sabe-se os dados, como é o caso das engenharias ou nas áreas das tecnologias, onde se tem menos mulheres. Ela explica que isso acontece porque já há uma cultura relacionada ao que seria uma divisão social do trabalho, ou seja, o trabalho que é para mulher e aquele que é para o homem. A professora destaca que todos, homens e mulheres, podem acessar qualquer tipo de trabalho, lembrando que estamos num momento de questionamentos para que possamos entender porque não temos essa equidade. 

A professora Mirlene fala ainda sobre as políticas públicas que, em outros países, são implementadas para garantir essa equidade no trabalho. No Brasil, esse problema se naturaliza historicamente como se tivesse mesmo que ter essa divisão de papéis entre homens e mulheres. “É claro que existem diferenças biológicas, mas estamos falando do acesso e permanência em condições iguais ao universo do trabalho, e esses não existem ainda”, afirma. 

Confira no player abaixo o podcast na íntegra:

.

Para acompanhar o podcast Engenhando Talks acesse pelo Canal da USP e pelo Canal da EESC.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.