Podcast da USP traz minissérie sobre desafios de produzir vacinas no Brasil

Produção em áudio da Faculdade de Saúde Pública da USP entrevista no primeiro episódio da minissérie o gerente de inovação do Instituto Butantan, Cristiano Gonçalves

 20/04/2023 - Publicado há 1 ano
Vacinação é tema de podcast – Foto: saude.ms.gov.br

.
Disponível na plataforma Spotify, o podcast Saúde é Publica, iniciativa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, vai iniciar uma minissérie de três episódios sobre os desafios de produzir vacinas no Brasil. Para ouvir basta acessar este link.

O primeiro episódio da minissérie apresenta uma entrevista com Cristiano Gonçalves, responsável pelo setor de inovação do Instituto Butantan. O pesquisador compartilha algumas de suas experiências trabalhando na instituição que ganhou ainda mais visibilidade durante a pandemia da covid-19. “Quando o cenário político contamina o desenvolvimento da ciência e tecnologia, são provocados ruídos bastante drásticos”, afirmou Cristiano, sobre o clima de negacionismo e anticiência que o Brasil viveu nos últimos anos.

A dependência de insumos estrangeiros, os problemas com as interferências políticas e a busca por novas tecnologias são alguns dos temas discutidos no episódio. O especialista também explica aspectos cruciais do processo de produção de vacinas e aborda as perspectivas de o Brasil se tornar um importante player global na área de imunobiológicos.

Clique no player abaixo ou ouça a entrevista na íntegra pelo Spotify, Anchor e YouTube.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.