Pesquisadores de São Carlos ganham competição sobre estudo de rochas

Tarcísio Celestino ressalta qualidade de pesquisa produzida na área pela USP e dá méritos aos seus orientandos

jorusp

Rocha é um agregado de um ou mais minerais (popularmente pedra), configurando um sólido consolidado. Para além disso, é parte essencial da crosta terrestre, onde você pisa ou sua casa está assentada. Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, no Departamento de Geotecnia, estudam-se as propriedades mecânicas das rochas. Os resultados desse esforço ficaram claros quando três mestrandos ganharam o Rock Bowl, uma competição internacional sobre o tema.

A disputa se deu em formato de quiz. As equipes, formadas por três pós-graduandos, se enfrentavam de duas a duas, em um modelo eliminatório. Na final, Gabriel Ferrara Bilesky, Tayra Müller Silva Lopes e João Gabriel Mércio Xavier Zacarin venceram o time da Queens University, uma instituição canadense. O placar  foi 100 a 20. “O que equivale a cinco a um”, aponta, ao Jornal da USP no Ar, o professor da EESC Tarcísio Celestino, orientador de mestrado de Bilesky e Tayra, e que ministrou a disciplina Mecânica das Rochas a Zacarin.

Celestino exalta o conhecimento do time. “Sabia que tinham chances de ganhar, mas não esperava essa facilidade.” A competição, realizada pela Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas, contou com equipes de 18 universidades e ocorreu no congresso da entidade. O professor destaca o contato de seus alunos com pesquisadores de universidades estrangeiras.

O conhecimento em mecânica das rochas é fundamental para a engenharia; uma vez que seja um trem, ou uma ponte, essas estruturas estão em alguma medida apoiadas na superfície da Terra. Tayra e Bilesky pesquisam escavações e Zacarin os efeitos de fundações com estacas nos solos.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.