Pesquisadores da área de queijos artesanais podem participar de rede de estudos

Entidade ligada a Cepid da USP procura cientistas de todo o País que trabalhem com o tema

09/01/2020 - Publicado há 4 anos
Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros busca integrar mais pesquisadores para desenvolverem estudos | Foto: Débora Pereira / Leonardo Dupin via Flickr – CC

.
Sim, queijo é tema de estudo. De economia e de artesanato também. Por sua importância, o Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC – Food Research Center), sediado na USP, criou a
Rede de Pesquisas em Queijos Artesanais Brasileiros (Repequab) e está convocando cientistas que se dedicam ao assunto para integrar seu quadro.

Os interessados devem preencher o formulário. Atualmente, são 30 pesquisadores de diferentes regiões do País. Instituições com interesse em apoiar pesquisas sobre a qualidade dos queijos artesanais produzidos no Brasil também podem entrar em contato

+ Mais

Para Centro de Pesquisa em Alimentos, uma vida saudável começa na mesa

Queremos dar visibilidade à Repequab porque percebemos que há muita gente trabalhando com queijos artesanais e, se unirmos esforços, poderemos obter resultados conjuntos sem desperdiçar recursos e tempo”, resume Bernadette Dora Gombossy de Mello Franco, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e coordenadora da Repequab.

Além dela, a rede é coordenada pelos pesquisadores Christian Hoffmann, Mariza Landgraf e Uelinton Manoel Pinto (também da FCF), Cynthia Jurkiewicz Kunigk (do Instituto Mauá de Tecnologia) e Gustavo Augusto Lacorte (do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais).

A Repequab já realizou dois encontros. O primeiro foi na USP, na capital paulista, em agosto do ano passado, quando foram apresentados resultados de pesquisa e definidas algumas estratégias de atuação da rede. São elas: fomentar e aprimorar a extensão universitária aos produtores; aproximar os pesquisadores dos produtores por meio de instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e associações de produtores locais e envolver estudantes de graduação e pós-graduação nos trabalhos.

Em outubro, os pesquisadores mostraram resultados de pesquisas no 30° Congresso de Microbiologia, em Alagoas. O evento contou com cerca de cem participantes, estudantes e pesquisadores de várias regiões do Brasil. Além de aspectos mercadológicos e legislativos da produção artesanal brasileira, foram apresentados resultados preliminares de pesquisas feitas por integrantes da rede.

A Repequab surgiu quando pesquisadores do FoRC iniciaram um projeto junto aos produtores de queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, para caracterização das bactérias envolvidas na produção dos queijos artesanais da região. Realizado com o apoio da Emater-MG e da Associação de Produtores de Queijos da Canastra (Aprocan), o trabalho tem o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem boas práticas de produção.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa do FoRC

Mais informações: (11) 2648-6187 /