Pesquisadora da USP ganha prêmio internacional por estudo sobre imunologia e psicoses

Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, foi a primeira brasileira a receber o Usern Prize na categoria de Ciências Médicas

 Publicado: 07/01/2025 às 12:11
Foto de quatro pesquisadores segurando um troféu e ao lado uma mulher de cabelos longos castanhos segurando um troféu
Fabiana Corsi Zuelli com o Usern Prize 2024 na categoria Ciências Médicas – Foto: Reprodução Twitter-X/Fabiana Corsi-Zuelli

.
A Universal Scientific Education and Research Network (Usern), Rede Universal de Educação Científica e Pesquisa, premia anualmente cientistas em início de carreira que se destacam por suas contribuições científicas e humanitárias. A pesquisadora Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é a primeira brasileira a conquistar esse prêmio, reconhecido no final do ano por um conselho com mais de 600 cientistas pertencentes ao top 1% global, incluindo 20 ganhadores de Prêmios Nobel e Abel.

A pesquisadora foi premiada pela profundidade e inovação de seus estudos sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses, que apresentam potencial como alvo terapêutico para intervenções personalizadas. “Há evidências genéticas e epidemiológicas que mostram um perfil inflamatório de baixo grau em pacientes no primeiro episódio psicótico”, explica Fabiana para a Agência Fapesp. “Nossos estudos mostram que esse perfil está associado a sintomas psiquiátricos tidos como transdiagnósticos, como a redução do prazer e motivação. Nosso próximo passo é avançar para estudos de imunofenotipagem celular, que poderão direcionar novos alvos terapêuticos para futuros ensaios clínicos personalizados.”

Fabiana realizou suas pesquisas pelo programa de Neurociências, sob orientação da professora Cristina Marta Del-Ben, da FMRP, e seu estudo integra um consórcio europeu multicêntrico que investiga interações entre genes e ambiente na esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. No Brasil, o projeto temático foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP. Como parte do projeto, Fabiana investigou interações entre mediadores inflamatórios mensurados no sangue de pacientes em primeiro episódio psicótico e fatores ambientais de risco modificáveis, como traumas na infância e consumo de maconha.

Pesquisadora foi laureada por suas pesquisas sobre psicose – Foto: Reprodução Twitter-X/Fabiana Corsi Zuelli

O prêmio foi entregue durante o Festival de Premiação do Usern Prize, que é realizado anualmente em novembro, o Dia Global da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. O festival celebra cientistas com menos de 40 anos que desenvolvem projetos de impacto científico global em cinco campos científicos: Ciências Formais, Ciências Físico-Químicas, Ciências Biológicas, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

Em 2024, a premiação contou com mais de 90 mil indicações, das quais apenas 249 passaram para a fase final de avaliação nas cinco grandes áreas de ciência. A edição de 2025 acontecerá no Brasil e será sediada na USP.

Trajetória

Fabiana também colaborou em um ensaio clínico no Reino Unido, financiado pela UK Research and Innovation, que avalia o uso do anticorpo monoclonal tocilizumabe como terapia adjuvante em pacientes com psicose de início recente e inflamação de baixo grau. Em 2025, ela iniciará um pós-doutorado na Universidade de Oxford, investigando mecanismos celulares imunológicos relacionados às psicoses.

A carreira de Fabiana é marcada por diversas premiações internacionais, incluindo reconhecimentos da Schizophrenia International Research Society, Society for Biological Psychiatry e World Federation of Societies of Biological Psychiatry. Em maio de 2024, ela foi agraciada com o Elsevier Award pela Psychoneuroimmunology Research Society.

.

*Texto com informações da Agência Fapesp e Eduardo Nazaré (FMRP)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.