Pesquisadora da USP foi selecionada para o programa Schmidt Science Fellows 2023

Programa de pós-doutorado apresenta uma abordagem interdisciplinar para solucionar problemas globais e melhorar a qualidade de vida de todos

05/05/2023 - Publicado há 12 meses
Cecília Magalhães, pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP – Arte sobre foto/Schmidt Science Fellows

.
O Programa de Pós-Doutorado Schmidt Science Fellows
apresenta uma abordagem interdisciplinar como forma de integração entre as diferentes áreas científicas, com objetivo voltado aos grandes desafios mundiais da atualidade, apoiando líderes em STEM (campo do conhecimento composto de ciências, tecnologia, engenharia e matemática). A edição 2023 do programa selecionou a pesquisadora Cecília Magalhães, aluna sob orientação da professora Irene Yan no Programa de Pós-Graduação em Biologia e Sistemas (PPGBioS) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Lançado em 2017, o Schmidt Science Fellows é apoiado pela Schmidt Futures, uma iniciativa filantrópica cofundada por Eric e Wendy Schmidt, em parceria com a Rhodes Trust, que visa a contribuir para a formação da próxima geração de cientistas e engenheiros. “Ajudamos os cientistas a resolver problemas maiores mais rapidamente, identificando, desenvolvendo e ampliando a próxima geração de líderes científicos, construindo uma comunidade de cientistas e apoiadores da ciência interdisciplinar e aproveitando essa rede para impulsionar mudanças em todo o setor”, como informa o site do programa.

Todos os anos são selecionados os melhores cientistas emergentes do mundo, que já tenham um forte histórico de conquistas científicas de seus estudos de doutorado. Os bolsistas realizam um estágio de pós-doutorado de 12 a 24 meses, após a conclusão do Ph.D. em ciências naturais, computação, engenharia ou matemática, interagindo com líderes científicos e laboratórios de renome internacional.

A pesquisa de doutorado de Cecília concentrou-se na investigação da dinâmica da matriz extracelular durante o desenvolvimento inicial do olho em embriões de galinhas e camundongos. Como bolsista, a pesquisadora da USP passará da biologia do desenvolvimento para a neurociência para desenvolver novos métodos de observação da biologia celular dos neurônios do rato-toupeira-pelado para contribuir para uma melhor compreensão do processo natural de envelhecimento.