Pesquisa quer saber efeitos da pandemia em pacientes transplantados

Voluntários que tenham realizado transplante de órgãos ou tecidos há três meses ou mais podem participar do estudo

08/02/2021 - Publicado há 3 anos
Participantes devem responder a quatro questionários – Foto: Visual Hunt

Uma pesquisa realizada na Escola de Enfermagem (EE) da USP, em São Paulo, busca voluntários que tenham realizado transplante de órgãos ou tecidos há pelo menos três meses. O objetivo é analisar os níveis de fadiga e resiliência desses pacientes frente à pandemia e associar tais efeitos aos fatores sociodemográficos e clínicos.

Para participar, o voluntário precisa responder a quatro questionários por meio deste link. O tempo aproximado para o preenchimento é de 30 minutos. Não há benefício direto para o participante do estudo, no entanto, a participação pode contribuir com subsídios para a preparação de procedimentos para pacientes transplantados de órgãos e tecidos.

O estudo Fadiga e resiliência em pacientes transplantados de órgãos e tecidos frente à pandemia de covid-19 é conduzido pelo estudante de doutorado Rafael Rodrigo da Silva Pimentel e supervisionado pelo professor Marcelo José dos Santos. Os dados serão utilizados para fins científicos.

Mais informações: rafaelpimentel@usp.br