Pesquisa intercultural quer saber como percebemos os diferentes grupos sociais

Estudo tem participação do Instituto de Psicologia da USP e busca voluntários para responderem a algumas questões pela internet

16/06/2021 - Publicado há 3 anos
Participantes da pesquisa vão relacionar imagens e memória – Foto: 123RF

.
Uma pesquisa intercultural envolvendo mais de 170 laboratórios de estudos de psicologia ao redor do mundo está investigando como funciona a nossa memória e como estamos percebendo diferentes grupos sociais. Chamada Processamento Linguístico, Memória e Categorias Sociais, a pesquisa pretende investigar vários fatores relacionados às categorias sociais, entre elas questões sobre racismo.

O Instituto de Psicologia (IP) da USP participa da iniciativa e busca voluntários para responder a algumas questões pela internet neste link, o que leva em média 15 minutos para ser realizado. A participação é anônima e só coleta as respostas da pesquisa.

Durante a pesquisa, o participante irá completar uma série de itens de compreensão de linguagem e sua relação com imagens, além de avaliar sua positividade frente a uma série de categorias sociais. A pesquisa deve ser respondida no computador, não ao celular, e é necessário colocar fones de ouvido para receber instruções em áudio.

A pesquisa científica intercultural é liderada por Christopher Chartier, da Universidade de Ashland, nos Estados Unidos, e no IP é liderada pela professora Jaroslava Valentova.

Participe da pesquisa: https://bit.ly/3fqy5Gg.

Mais informações pelo e-mail: jaroslava@usp.br

.