Veterinários podem responder questionário on-line para estudo da USP

Profissionais que atuam na bovinocultura leiteira podem contribuir com pesquisa de mestrado

 01/02/2019 - Publicado há 5 anos

Pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP busca médicos-veterinários que atuam na bovinocultura leiteira, no Estado de São Paulo, para responder a um questionário on-line sobre uso de antibióticos nos rebanhos.

O objetivo é mensurar as atitudes desses profissionais em relação ao uso de antibióticos e avaliar suas percepções sobre o papel exercido no desenvolvimento de resistência bacteriana, fornecendo embasamento para o desenvolvimento de políticas públicas de conscientização e educação continuada quanto ao uso prudente desses fármacos.

O uso do medicamento na produção animal vem sendo alvo de preocupação de órgãos internacionais de saúde pública. Isso se deve ao aumento do risco de resistência bacteriana em humanos por meio do consumo dos produtos de origem animal, além do contato com dejetos contendo resíduos de antibióticos descartados no meio ambiente adjacente às fazendas.

Os participantes responderão às perguntas anonimamente. O preenchimento pode ser feito até dia 10 de fevereiro e dura no máximo 15 minutos.

O pesquisador responsável assume o compromisso de utilizar os dados somente relacionados à pesquisa.

Mais informações: e-mail deisiane.silva@usp.br e (11) 98242-8603

Da Assessoria de Comunicação da FMVZ


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.