Pesquisa busca atletas amadores com covid-19 para avaliação de saúde

Estudo desenvolvido por pesquisadores do grupo Coalizão Sport-Covid-19 vai realizar diversos exames clínicos, laboratoriais e de imagem para avaliar participantes

 15/06/2021 - Publicado há 4 meses
Atletas precisam ter sido diagnosticados com covid-19 há pelo menos dois meses – Foto: Pop Nukoonrat/123RF

.
O Grupo Coalizão Sport-Covid-19, consórcio de grandes centros de pesquisa que envolve pesquisadores da Faculdade de Educação Física e Esporte (EEFE) e da Faculdade de Medicina (FM), ambas da USP, está buscando atletas amadores com diagnóstico confirmado de covid-19 há pelo menos dois meses e que tenham sintomas persistentes, tais como: piora de desempenho, fadiga, falta de ar, dor e palpitação, entre outros.

O objetivo é estudar a saúde geral dos participantes, por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem que serão realizados no Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail projeto.sportcovid@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 99484-1844, com Gisele Mendes Brito.

A pesquisa envolve 20 pesquisadores, sob liderança de Bruno Gualano, professor da FM, Ana Lúcia de Sá Pinto, do HCFMUSP, e Luciana Janot, do Albert Einstein.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.