Parestesia tem solução: pesquisa busca voluntários para tratamento

Estudo da Faculdade de Odontologia da USP em São Paulo trata o problema com sessões a laser; não há custos para o paciente

 28/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 30/08/2019 as 14:46
Condição pode ser revertida em até 100% – Foto: Reto Gerber via Pixabay – CC

O Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP está procurando pessoas que tiveram parestesia (perda de sensibilidade) na língua após tirar o dente do siso para participarem como voluntários de uma pesquisa clínica. 

É comum que algumas pessoas passem a sentir sensação de anestesia em parte da língua após passarem pela cirurgia de retirada do dente do siso. É o que explica a pesquisadora e cirurgiã-dentista Viviane Catarina Pereira. “O nervo lingual possui variações de tamanho e posição em cada pessoa, além de não possuir visibilidade por meio do raio X. Então é comum que a anestesia seja aplicada nele, o que pode causar a parestesia”, esclarece. 

O paciente com esse problema acaba não sentindo um lado da língua, além de perder o paladar dessa região. “Pode também chegar a morder a língua, já que perde o controle motor da área”, acrescenta Viviane. A notícia positiva é que existe tratamento para reverter essa condição, em alguns casos, com volta de 100% da sensibilidade.

Na pesquisa promovida pela FO, os voluntários receberão um tratamento feito com laser para combater a sensação. Segundo Viviane, que conduz a investigação, orientada pelas professoras Patrícia Moreira de Freitas e Luciane Hiramatsu Azevedo, esse laser possui diferentes intensidades de energia e todas elas são eficazes no tratamento. O que a pesquisa busca responder é: qual dessas intensidades seria a mais eficaz para tratar a parestesia? 

Para participar da pesquisa, os pacientes precisam atender a alguns pré-requisitos, como não ter passado por tratamento de parestesia recentemente, não estar tomando medicamentos que alterem o paladar, não ser gestante, entre outros. Será feita uma avaliação para selecionar os participantes. Os que não se enquadrarem nas exigências da pesquisa não ficarão sem tratamento e devem, também, procurar o LELO. 

Os pacientes voluntários passarão por 16 sessões, além de algumas avaliações para verificar o progresso de recuperação. Não haverá nenhum custo. Para participar, basta entrar em contato por meio dos telefones (11) 3091-7645 ou (11) 3091-8455 e informar o interesse em participar. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.