Parceria com empresa inova ensino de engenharia agronômica na USP em Piracicaba

Estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz são desafiados a buscar soluções para problemas reais do mercado de trabalho em parceria com empresa de celulose e papel

 14/09/2022 - Publicado há 2 anos
Estudantes da disciplina na Esalq – Foto: Divulgação/Esalq

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Uma parceria pioneira de inovação entre a USP e a Suzano SA, uma das principais empresas do setor de celulose e papel, foi estabelecida para estimular atitude empreendedora em alunos e trazer para a sala de aula problemas reais, que foram abordados com o uso de métodos ágeis e resolvidos com a mentoria de profissionais experientes do mercado.

São vários os objetivos. De um lado, a Suzano busca identificar talentos, engajar e capacitar futuros profissionais dentro do contexto dos problemas que uma grande empresa possui e, de outro lado, a USP, como universidade pública, inova ao se aproximar da iniciativa privada, permitindo a seus alunos experiências concretas com desafios que o mercado enfrenta.

A disciplina Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas, oferecida para alunos do 3º ao 5º ano do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, promoveu essa experimentação. Coordenada pelo professor Weber Antônio Neves do Amaral, do Departamento de Ciências Florestais, a disciplina foi reformulada e suas práticas de ensino modificadas para o ensino do empreendedorismo e do aprendizado a partir de problemas.

Cesar Bonine, gerente executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Suzano, destacou: “A intenção é mostrar aos estudantes o que temos feito, os desafios que temos enfrentado a fim de engajá-los para encontrar soluções para nossas demandas, auxiliando-os a adotarem uma visão de empreendedores”. Já Maria Teresa Borges, coordenadora de Cooperação Tecnológica e Funding da Suzano, ressaltou que “essa parceria permite mostrar a esses futuros talentos como seria trabalhar em uma grande empresa de papel e celulose e identificá-los para participarem dos nossos programas de estágio, trainee ou mesmo dos nossos processos de contratação”.

Aula da disciplina Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas na Esalq – Foto: Divulgação/Esalq

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Atitude empreendedora

Na prática, os estudantes tiveram contato com demandas do setor e desenharam soluções aplicadas em desafios predefinidos e escolhidos entre as organizações. “Trabalharemos temas relacionados à Valorização de Produtos Madeireiros, Prontidão Tecnológica e aos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, explica o professor da USP.

Para o presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec, Felipe Pilau, “ações que valorizem a inovação e o empreendedorismo precisam ser cada vez mais fomentadas na USP, ainda mais neste caso, que permite vivenciar um ambiente de inovação já em uma disciplina de graduação. Com certeza esse será o diferencial na formação desses estudantes”.

Como estímulo na busca por soluções aos desafios, a empresa premiou os melhores times, além de contemplar os dois melhores alunos da disciplina com uma bolsa de iniciação científica de 12 meses. “O resultado da premiação poderá se configurar em uma trilha para contratação. Tudo isso deverá ser convertido em ações supranuais da Suzano, demonstrando um compromisso de longo prazo desta empresa com a formação de talentos e com a inovação. Também significa mudança do mindset para trazermos de fato o tema de empreendedorismo e inovação para dentro da graduação e a criação de um prêmio de inovação a partir desta iniciativa”, finaliza Amaral.

Impactos

Como indicadores de impacto desta parceria, podem ser destacados os seguintes KPIs (em inglês, Key Performance Indicators) ou Indicadores-Chave de Desempenho

  • 110 futuros engenheiros agrônomos envolvidos;
  • 48 pitches de novos negócios e provas de conceitos realizados;
  • 3 desafios de impacto nos negócios trabalhados;
  • + de 100 horas de trabalho em preparação para os pitches realizados;
  • + de 10 profissionais da Suzano envolvidos com a mentoria e análise dos projetos;
  • + de 10 palestras com profissionais do setor para capacitação dos alunos.

Além destes indicadores, o engajamento de todos os envolvidos, a qualidade dos trabalhos apresentados e os depoimentos dos participantes reforçam que esta parceria trouxe ótimos frutos e com sugestões para melhoria do modelo adotado em próximas edições.

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Texto adaptado de Weber Amaral e Caio Albuquerque


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