Palestra na USP discute relação entre método e qualidade da ciência

Professor norte-americano vai falar sobre desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pesquisa

20/04/2018 - Publicado há 6 anos
Segundo o convidado, a reprodutibilidade de trabalhos científicos é um dos grandes desafios das instituições – Foto: John Amis / UGA College of Ag & Environmental Sciences – OCCS via Visual hunt / CC BY-NC

No dia 23 de abril, às 11 horas, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sedia a palestra Bad Science: pitfalls and reproducibility, ministrada pelo professor da Universidade de Nebraska, Samuel Cohen.

No encontro, o convidado expõe dados sobre produção científica mundial, questiona a difícil reprodutibilidade e falhas metodológicas dos experimentos científicos e discute soluções para melhorar a qualidade das pesquisas realizadas nas diversas áreas da ciência.

Segundo Cohen, a reprodutibilidade de trabalhos científicos é um dos grandes desafios para as instituições de ensino e pesquisa, porque afeta não só a qualidade metodológica de publicações e de experimentos, mas também gera desperdício de recursos financeiros, humanos e animais.

Samuel Cohen é médico, mestre e doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison. É professor do Centro Médico da Universidade de Nebraska e desenvolve pesquisas sobre os mecanismos da carcinogenicidade, especificamente sobre o papel da proliferação celular. Cohen também é membro de diversas sociedade científicas e participa do conselho editorial de revistas científicas na área de toxicologia, patologia e carcinogênese.

O evento será no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi do ICB, localizado no Edifício ICB III, na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP. A entrada é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição.

Bad Science: pitfalls and reproducibility
Data: 23 de abril, às 11 horas