Pacientes com lúpus podem responder pesquisa on-line da USP

Estudo quer entender perfil de saúde do paciente com lúpus eritematoso sistêmico

 11/02/2019 - Publicado há 5 anos

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo, quer compreender melhor aspectos relacionados à saúde dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. A ideia é que os dados permitam uma melhor abordagem no tratamento não medicamentoso e nas propostas de programas junto às políticas públicas de saúde para os pacientes.

Para isso, foi criado um questionário para avaliar a qualidade de vida, os sintomas presentes da doença, o nível de atividade física, o perfil social, a fadiga e a dor. Homens e mulheres com mais de 18 anos, que morem no Brasil e tenham diagnóstico de lúpus podem participar, acessando o link.

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória autoimune. Permanente, ela apresenta períodos de melhora e de piora, que pode afetar as atividades do dia a dia dos pacientes.

Mais informações: e-mail pamela.santana@fm.usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.