Ouvido, nariz e garganta são especialidades do otorrinolaringologista

Moléstias do ouvido, nariz e garganta provocam grande impacto na qualidade de vida

 19/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 18:14

O profissional de Otorrinolaringologia trata especificamente das doenças do ouvido, do nariz e da garganta. A jornalista Miriam Ramos convidou para discorrer sobre essa profissão a doutora Jeane Oiticica, orientadora da Faculdade de Medicina da USP.

“ Em grego :Otos significa ouvido, Rino significa nariz e Laringo é garganta. Essas áreas são interligadas  com as mais diversas regiões da cabeça e do pescoço , o que  exige, cada vez mais,  uma abrangência de atuação desse profissional . Isso envolve distúrbios respiratórios do sono, roncos e apnéias, zumbidos, fraturas faciais, distúrbio de deglutição e muito mais.”

Do ponto de vista prático, trata-se de uma profissão muito dinâmica, com atuação clinica e cirúrgica para doenças muito prevalentes e com elevado impacto na qualidade de vida dos indivíduos.

“O segredo do sucesso é fazer o que você gosta”, diz a doutora Jeane.

Ouça na íntegra o programa Abrace uma Carreira sobre  Otorrinolaringologista

Bloco 1

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 2

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 3

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

logo_radiousp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.