Organizada por universitários, revista “Balbúrdia” divulga ensino de ciências

Publicação semestral disponível na internet está na segunda edição, discutindo maternidade na docência e pesquisa

 04/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/03/2021 as 13:49
Balbúrdia simboliza de forma irônica o grito daqueles que trabalham arduamente pela promoção do bem-estar da nação – Foto: Reprodução/Revista Balbúrdia

 

Mestrandos e doutorandos de diferentes universidades do Brasil se juntaram para criar uma publicação de divulgação científica exclusivamente organizada por alunos. A revista Balbúrdia reúne pessoas com diferentes formações na graduação que agora integram o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (PIEC-USP). 

De publicação semestral, a revista Balbúrdia procura disseminar a produção científica na área do ensino das ciências naturais para qualquer nível de ensino, tendo como meta democratizar e popularizar o conhecimento científico produzido no meio acadêmico. O termo “balbúrdia” se tornou uma forma simbólica para a resistência das universidades públicas após o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, tê-lo utilizado para justificar os cortes de verbas das universidades federais. 

Maternidade e ciência

A revista Balbúrdia nº 2 discute a maternidade na docência e pesquisa, com relatos de mães pesquisadoras (discentes e docentes) do PIEC-USP, traz informações sobre a pesquisa de gênero no ensino de ciências e uma homenagem à física nuclear Amélia Hamburger. A publicação traz ainda resenha de livro com propostas de abordagens didáticas sobre revolta da vacina, saberes indígenas e racismo, além de entrevistas exclusivas e artigos.   

Os textos das edições semestrais ficam disponíveis no site da revista, que atua como canal de divulgação da área de pesquisa em ensino de ciências e de formação para graduandos e pós-graduandos, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Clique nas imagens para ler a primeira edição e a segunda edição da revista :

 

 

Paralelamente à revista, o grupo de alunos do PIEC-USP desenvolve oficinas de divulgação científica, uma ação que visa a estimular graduandos e pós-graduandos a compreenderem melhor aspectos da difusão da ciência e exercitarem a elaboração desta modalidade de escrita. A 3ª Oficina de Divulgação Científica da Balbúrdia  terá início ainda neste mês.

 Siga a revista nas redes sociais

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.