Odontologia investe na habilidade humanística

Programa traça um perfil da carreira a partir do depoimento de duas especialistas na área

 26/01/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/09/2017 as 18:11

O profissional em odontologia deve ter habilidade humanista e gostar de cuidar de pessoas, mas é uma carreira da área de saúde que exige paciência e muita concentração. Para falar sobre o tema, a jornalista Miriam Ramos convidou a dra. Alice Bandeira (cirurgiã-dentista graduada pela USP) e a dra. Ana Mildred Garcia Arena de Maria, que tem especialização em dentística restauradora e atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes, realizando também procedimentos para clarear e corrigir a estética dentária.

Foto: Denise Guimarães/ USP Imagens

A dra. Alice disse que a odontologia entrou em sua vida muito cedo: “Tive vários problemas dentários e acabei gostando do assunto e especialmente de biologia. Sou a primeira dentista da família”.

Já a doutora Ana Mildred conta que fez o teste vocacional e o resultado foi muito voltado para a biologia. “Como meu pai já era dentista, eu fui ficando cada vez mais familiarizada com o assunto. O maior desafio da carreira é se manter sempre atualizado, correr atrás das novidades por meio de cursos e congressos.”

A odontologia não se restringe a atendimento em consultório ou clínica. Os alunos da Universidade de São Paulo têm a oportunidade de atender à comunidade prestando serviços no Centro de Excelência em Prótese e Implante, por exemplo.

Ouça na íntegra o programa Abrace uma Carreira sobre odontologia:

Bloco 1

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 2

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

Bloco 3

Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas de jovens estudantes sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas feitas pelos estudantes.

O programa vai ao ar na Rádio USP- 93,7 MHz, toda  quinta-feira, às 13 horas, com reprise aos domingos, às 16 horas.

Sugestões e perguntas pelos e-mails:abrace@usp.br e miriamramos@usp.br

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.