O que fazer com o Minhocão?

Estudantes da USP sugerem soluções

Em disciplina da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, projetos repensam a melhor

utilização do espaço e sugerem a criação de parques e de corredores de VLTs

09/12/2020 - Texto: David Ferrari

Uma das vias expressas mais famosas do Brasil. O Elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, foi construído na década de 1970 para interligar as zonas oeste e leste da cidade de São Paulo atravessando o centro
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São 2,8 quilômetros de extensão e desde sua inauguração é alvo de polêmicas que envolvem sua relevância para a cidade e os problemas gerados para os moradores na região. Desde 2014, a prefeitura iniciou um processo de desativação gradual
Aos finais de semana e feriados, o Minhocão é fechado para carros e ônibus. Ele se torna um longo corredor voltado ao lazer.

A professora Francine Sakata, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, lançou um desafio aos seus alunos da disciplina do Projeto de Parque Urbano: pensar em soluções para o Minhocão
Em um dos projetos, o grupo formado por nove estudantes da FAU optou pelo reaproveitamento da estrutura entre a Estação Marechal Deodoro e a Praça Franklin Roosevelt, no centro da cidade
No restante, a via seria substituída por um parque elevado, o “Parque Minhocão”. O projeto prevê a integração vertical entre o parque e a avenida São João, que passa por baixo do Minhocão
Outro grupo de estudantes propõe a criação de um parque transbordado, que “não teria muros”. Como a região possui diversas praças e parques, a ideia seria que o corredor os interligasse
A proposta prevê paisagismo não apenas no Minhocão, mas também em seu entorno, com troca de pisos das calçadas e praças, plantio de árvores e ampliação das ciclofaixas. Apesar de o projeto sugerir a demolição de trechos do corredor elevado, parte da estrutura seria transformada em um parque
O projeto criado por três estudantes da Escola Politécnica (Poli) da USP, prevê uma intervenção que reaproveitaria parte da estrutura do corredor elevado para a instalação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilho (VLT) integrando as zonas norte, central e leste.
Embaixo, os alunos propõem a criação de uma via-parque. De acordo com estudo elaborado pelos integrantes, caso implementado, o projeto traria maior qualidade na mobilidade urbana e no lazer na região e inverteria a lógica do elevado. Ao invés de privilegiar o transporte individual (carros), favoreceria o transporte público coletivo (VLT)
O último projeto propõe mudança mais radical, com a demolição integral do Minhocão. No lugar do elevado, a proposta é criar uma via-parque e formular um corredor para VLT que ligaria o Terminal Lapa ao centro
O enfoque é a substituição do uso dos carros por outros meios de transporte, como o transporte público coletivo e a bicicleta. Outra preocupação foi com os pedestres, ampliando as calçadas
O local ainda receberia obras de paisagismo e principalmente a plantação de árvores no entorno da região do Minhocão
Projetos apresentados na disciplina Parque Urbano
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP
Professora responsável: Francine Sakata
9 de dezembro de 2020

Texto: David Ferrari
Fotos: Slide 1: Thiago Fernandes Marinho/Flickr CC, Slide 2: Wikimedia Commons, Slide 3: Agência Brasil, Último slide: Dylan Passamore/Flickr CC

Autores dos projetos:
Slides 4 e 5: Bruna Gil Ferreres, Douglas Nascimento dos Santos, Eduardo Henrique Tita Lain, Isabela Ferreira Billi, Lucas Barbosa Lima Lazaro, Marina Sadala Borges, Natalia Pacheco de Carvalho, Pedro Henrique de Moura Simplicio, Tabata Pereira Lima

Slides 6 e 7: Amanda Moreira, Carolina Daniel, Caroline Lohnhoff, Naila Mendonça, Paula Gerencer, Pedro Mendonça e Victoria Afonso

Slides 8 e 9: Eric Tonini, Felipe Xavier e Vinícius Catto

Slides 10, 11 e 12: Alfredo Alves Pinto Teixeira de Carvalho, Anna Luiza Zanata Xavier, Bianca Bonachela de Oliveira, Caroline Viana de Souza, Gabriela Vaz Sant Anna, Jose Haroldo Marsola Junior, Julia Albuquerque, Lara Nakazone Soares, Vivian Siqueira Madi
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