O bom médico precisa saber ouvir e se colocar no lugar do outro

A médica Louise Cominato, especialista em endocrinologia infantil, fala sobre a profissão no programa Abrace uma Carreira, da Rádio USP

 08/09/2016 - Publicado há 8 anos

O programa Abrace uma Carreira conversou com a médica Louise Cominato, que falou sobre sua profissão e, mais detalhadamente, sobre sua especialidade, a endocrinologia pediátrica.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ela explicou que quem deseja seguir esse caminho deve, após a graduação, fazer a residência na área de pediatria e, depois, especializar-se em endocrinologia – ou seja, uma formação diferente da endocrinologia adulta, em que o profissional cursa a residência em clínica médica.

Ela lembra que, independente da especialidade, o estudo de quem segue a medicina é contínuo e por toda a vida. “O médico nunca pode parar de se atualizar.”

Coordenadora do Ambulatório de Obesidade Infantil da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Louise é professora de Pediatria e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo. Na entrevista concedida à jornalista Miriam Ramos, ela revelou que sempre teve muita facilidade nos estudos e, por isso, toda a família queria que fosse médica. Quando jovem, Louise relutou e teve muitas dúvidas, mas depois, acabou mergulhando na carreira e, hoje, se sente realizada.

Ela contou a experiência de quando viu sangue e cadáveres pela primeira vez. “Não há como fugir disso. Chega um momento em que o estudante precisa ver um corpo na aula de anatomia e tirar sangue de um paciente. Quem não gosta disso pode escolher outra área, mas durante a faculdade é preciso aprender e passar por tudo.”

Para Louise Cominato, saber ouvir e se colocar no lugar do outro é fundamental na medicina. “Você pode ter muito conhecimento, mas se não tiver uma boa relação médico-paciente você não vai ter uma boa carreira”, acredita.

Ouça o programa e conheça melhor a carreira de um médico endocrinologista infantil:

Bloco 01

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

Bloco 02

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

Bloco 03

Clique aqui para fazer o downloadlogo_radiousp

 

A proposta do Abrace uma Carreira é divulgar e tirar dúvidas sobre as profissões. Em cada edição, especialistas relatam suas experiências e respondem às perguntas de jovens estudantes. Participam ainda estudantes da área que compartilham suas expectativas ao abraçar uma carreira e a realidade que enfrentam para concretizar esse sonho.

O programa vai ao ar na Rádio USP 93,7 MHz toda quinta-feira às 13 horas, com reprise aos domingos às 16 horas. Sugestões e perguntas pelos e-mails: abrace@usp.br e miriamramos@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.