Novo site apresenta projetos de pesquisa na área da primeira infância

Com participação de pesquisadores da USP, novo Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância busca dar base às políticas públicas para crianças de zero a seis anos

 13/07/2021 - Publicado há 3 anos
Primeira infância é considerada a partir do zero aos seis anos de idade – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

.
O Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), criado no mês de fevereiro deste ano com a missão de fomentar pesquisas que sirvam de base para políticas públicas para a primeira infância, lançou um novo site institucional para divulgar informações sobre os projetos de pesquisa do centro, além dos pesquisadores envolvidos, frentes de atuação e citações na mídia.

Fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o centro está sediado no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), em São Paulo. Ele agrega oito organizações e dos 18 pesquisadores participantes, 12 são da USP. Com as pesquisas, eles esperam influenciar o poder público na formulação de políticas baseadas em evidências científicas para promover o desenvolvimento sadio e pleno das crianças de zero a seis anos de idade.

As últimas atividades e novidades do CPAPI também podem ser conferidas por meio das redes sociais, como LinkedIn e Twitter. Além disso, é possível entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail contato@cpapi.org.br.
.

Site vai reunir pesquisas e ações de novo centro voltado à primeira infância – Foto: Reprodução

.
Ainda com o objetivo de disseminar as últimas evidências científicas produzidas sobre a primeira infância, no Brasil e no exterior, o CPAPI lançou recentemente um informe quinzenal, produzido a partir de uma curadoria de notícias, artigos científicos e outros materiais, como podcasts e workshops.

+ Mais

“Investir na primeira infância é como uma vacina para o desenvolvimento humano”

O material busca traduzir os conhecimentos gerados pelo centro a vários públicos, incluindo pesquisadores, profissionais atuantes na área, professores, responsáveis legais e demais interessados.

Os pesquisadores da USP que participam do novo centro são: Anna Maria Chiesa (EE-USP), Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP), Helena Brentani (FMUSP), Maria Beatriz Martins Linhares (FMRP-USP), Naercio Menezes Filho (Insper e FEA-USP) e Rogerio Lerner (IP-USP). Além destes, os pesquisadores associados: Alicia Matijasevich Manitto (UFPel e FMUSP), Débora Falleiros de Mello (EERP-USP), Eurípedes Constantino Miguel Filho (FMUSP), Guilherme Polanczyk (FMUSP) e Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA-RP/USP).

Para receber os informes, basta acessar o site do CPAPI e preencher o formulário.

.

Texto adaptado da Agência Fapesp

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.