Novo livro debate importância do jornalismo na atualidade

Publicação pode ser baixada gratuitamente pela internet; evento de lançamento nesta quarta debate perspectivas do jornalismo na sociedade contemporânea

Mostrar que o jornalismo é uma atividade complexa e essencial para a consolidação da democracia e que tem uma função pública são objetivos do livro Iniciação aos Estudos de Jornalismo que terá o lançamento realizado pela internet nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, às 19h30. A autoria é de Dennis de Oliveira, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej)

O lançamento vai contar com um debate on-line sobre as perspectivas do jornalismo na sociedade contemporânea e terá a participação de Luciano Maluly, professor da ECA; Eduardo Meditsch, da Abej e Universidade Federal de Santa Catarina; Oswaldo Faustino, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial; e de Rosane Borges, professora da USP. A mediação será de Tatiana Oliveira, do Celacc. A transmissão será pelo canal do Celacc no Youtube, neste link.

No livro, o autor convida para os passos iniciais aos estudos em jornalismo, voltado para estudantes de graduação, jornalistas e interessados no tema. Além disso, o autor busca mostrar como, ao contrário do que muitos dizem, o jornalismo é cada vez mais fundamental em um mundo em que proliferam ativistas digitais. Nesse contexto, o jornalismo é percepção apurada, capacidade de selecionar, hierarquizar, sintetizar e transmitir de forma a alertar para que a condição de ser cidadão nunca seja esquecida.

O livro pode ser baixado gratuitamente na Amazon Books, neste link.

Sobre o autor

Dennis de Oliveira é professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA, coordenador do Celacc, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). Também é ativista da Rede Antirracista Quilombação e colunista da Revista Fórum. É autor de Periferias insurgentes (2020), Jornalismo e emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire (2017); Globalização e racismo no Brasil (2000); e organizador de Jornalismo e os dilemas da sociedade da inflação das informações (2019), Interfaces do genocídio no Brasil: raça, gênero e classe (2019); e A luta contra o racismo no Brasil (2017).

.

Com informações do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa – FFLCH/USP

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.