Novo Projeto (22)

Aclamação de Dom Pedro I Imperador do Brasil. Quadro de Jean-Baptiste Debret, 1839 - Foto: Acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/USP

Novo espaço do Museu do Ipiranga apresenta as múltiplas facetas da Independência do Brasil

Com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio, a exposição Memórias da Independência será inaugurada nesta quarta-feira

 24/01/2023 - Publicado há 1 ano

Maria Fernanda Barros

Resgatar a história da Independência do Brasil, a sua presença em todo o território nacional e a sua repercussão ao longo do tempo é o propósito da nova exposição do Museu do Ipiranga, Memórias da Independência. “A ideia é mostrar como esse movimento teve várias articulações e aconteceu em diversos pontos do País”, afirma Jorge Cintra, docente do museu e um dos curadores do acervo em exibição. A mostra será aberta ao público nesta quarta, dia 25, feriado do aniversário de São Paulo, inaugurando também um novo espaço do museu, dedicado a mostras temporárias, totalmente acessível

Composta de cerca de 130 itens, dentre eles, pinturas, fotografias, selos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e outros objetos, a mostra rememora as celebrações desse marco histórico em diferentes momentos e lugares do Brasil, procurando ampliar as perspectivas do visitante, explica o professor. “Para transmitir que a Independência não foi só em São Paulo, no riacho do Ipiranga, nós pensamos no Brasil como um todo. Estamos aqui para contar a história, não a história de São Paulo, mas uma história do Brasil“, diz. Além dele, participaram da curadoria os professores Paulo César Martins e Maria Aparecida de Menezes Borrego.

Jorge Cintra, professor da USP e curador da exposição - Foto: Sites/USP

Por meio do estudo de relatos, seminários e livros detalhados sobre a Independência do Brasil, foi feita uma síntese da história desse período. Cintra conta que cada curador olhou para determinado ângulo desse contexto — ele, por exemplo, trabalhou o percurso de Dom Pedro I, de Santos para São Paulo, “entrando nos mínimos detalhes possíveis a partir dos quatro relatos de acompanhantes de Dom Pedro”, afirma.

Os registros da Independência -- e da não independência

O imaginário da Independência se alastra por toda a exposição, que foi dividida em dois eixos temáticos para facilitar a localização dos acontecimentos no tempo e no espaço. Os retratos de personagens destacados por sua atuação nessa conjuntura são retomados, como Domingos José Martins, uma das principais lideranças da Revolução Pernambucana. A figura de Tiradentes, outro precursor da causa, é relembrada na obra Os Mártires, de Antônio Parreiras, como destaque da época.

Junto à retomada das imagens dos ditos heróis e protagonistas da Independência, há a presença do debate crítico relacionado ao cenário. Neste contexto, o Brasil se liberta das forças institucionais da Coroa Portuguesa, mas a população negra permanece sendo escravizada e a indígena vitimada pela perda crescente de seu território e cultura. Segundo o professor, as caricaturas de Angelo Agostini, desenhista abolicionista, são apresentadas na exposição justamente para evidenciar esse outro olhar acerca da Independência do Brasil.

Jorge Cintra afirma que, para evocar a memória política e aproximá-la do visitante, a mostra é composta também do que foi suscitado pelo entorno da Independência, por exemplo, registros dos palácios e da arquitetura, que se relacionam com as celebrações feitas a partir da conquista. Como é mostrado no cartão-postal Palácio de Festas, de 1922, foram construídos palácios no Rio de Janeiro em comemoração ao centenário. “Vale a pena que esses elementos fiquem na memória do povo, por isso, Memórias da Independência“, diz o professor.

Memórias da Independência será inaugurada nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, e fica em cartaz até o dia 26 de março. A entrada é totalmente gratuita e não há há necessidade de agendamento prévio; serão distribuídas senhas ao público presente (válidas somente para esta exposição). O Museu do Ipiranga está aberto ao público de terça a domingo, das 11h às 17h. Endereço: Rua dos Patriotas, 20, Parque da Independência, São Paulo. Mais informações no site.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.