Novo dispositivo para separação do CO2 do gás natural, na região do pré-sal, auxilia meio ambiente

O projeto da Escola Politécnica pretende melhorar as técnicas de separação e reinjeção de gases poluentes no pré-sal já existentes, melhorando o processo extrativo e diminuindo os danos ambientais

 16/12/2021 - Publicado há 2 anos
Injeção de água e gás auxilia na extração de petróleo

Uma equipe de pesquisadores da USP desenvolveu um dispositivo para separação do dióxido de carbono presente no gás natural. A presença de CO2 no biogás extraído representa 50% do recurso obtido, sendo considerado peso morto. O grupo trabalha com uma técnica desenvolvida de reinjeção e armazenamento do peso morto na região do pré-sal. 

“Você devolve para o subsolo aquilo que já estava lá e que não está da nossa atmosfera”, contou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição José Roberto Simões Moreira, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP. A técnica de separação e reinjeção de gases é comum no processo de extração de derivados do petróleo, geralmente ocorrendo nas plataformas como forma de aumentar o rendimento do processo. 

O projeto está sendo desenvolvido pelos especialistas com técnicas envolvendo temperatura e pressão como forma de separar o gás natural do poluente. Fazendo o CO2 mudar de fase devido às diferentes propriedades físicas entre os gases envolvidos no processo, isso permite que o destino do gás possa ser definido após a extração.

O projeto também é voltado para a reinjeção do gás no pré-sal. O processo é benéfico, principalmente desde que o gás natural passou a ser um recurso energético valioso, garantindo seu maior aproveitamento. Para o meio ambiente o projeto também é positivo, pois, ao devolver ao leito do oceano o CO2, a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera seria reduzida.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.