“Nobel para estudantes” busca ideias inovadoras para produção sustentável de alimentos

USP sediará etapas do Hult Prize 2021 em São Paulo e Ribeirão Preto; soluções para o sistema de produção de alimentos poderão ganhar 1 milhão de dólares

 28/10/2020 - Publicado há 3 anos
Desafio para universitários tem como tema sistemas de produção de alimentos – Foto: Divulgação / Hult Prize

.

Incentivar jovens a pensarem em soluções inovadoras para problemas globais. O Hult Prize é a maior premiação internacional de empreendedorismo estudantil. Neste ano, traz como desafio a universitários de todo o mundo o tema Comida para o Bem: transformando a comida em um veículo para a mudança. O projeto vencedor ganha 1 milhão de dólares. Os alunos de graduação e pós-graduação da USP podem participar da competição, que terá etapas nos campi de São Paulo e Ribeirão Preto.

O primeiro passo é formar uma startup, com três ou quatro pessoas, e desenvolver uma ideia de como podemos alterar nossos sistemas de produção de alimentos de modo que eles tragam prosperidade e bem-estar para a humanidade. As inscrições no campus São Paulo vão até dia 30 de outubro neste site, já no campus Ribeirão Preto terminam no dia 6 de novembro e podem ser feitas aqui

O prêmio é dividido em quatro etapas. A primeira consiste no programa On Campus, período em que as startups assistem palestras, seminários e participam de workshops virtuais ministrados por especialistas em empreendedorismo e inovação para a elaboração de seus projetos. 

As iniciativas poderão conferir diferentes perspectivas sobre o tema da edição, incluindo seus aspectos sociais, ambientais, culturais e de saúde. É justamente essa etapa que a USP está sediando nos seus campi de São Paulo e Ribeirão Preto. Ao final, o principal projeto de cada um dos On Campus avançará para a fase regional.

Os melhores projetos regionais avançam para a penúltima etapa, que ocorrerá em Londres, na qual os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de negócios, registrar suas entidades e se preparar para potencializar seu projeto globalmente em meio a líderes em empreendedorismo, mentores e investidores. A etapa final do Hult Prize consiste na Award Ceremony & Gala, evento que ocorrerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e que dará o prêmio milionário à iniciativa vencedora.

.

Foto: Divulgação / Hult Prize

.

A proposta da premiação é estimular universitários a estruturarem projetos com impacto social e contemplarem a possibilidade de serem líderes de transformação. Ele é oferecido pela Hult International Business School em parceria com a ONU e o empresário sueco Bertil Hult e sua família são os responsáveis por financiá-lo.

O tema de cada uma das edições é escolhido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e está diretamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Hult Prize 2021 terá representantes das principais instituições de pelo menos 121 países, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão. 

Para mais informações

OnCampus edição São Paulo: inscrições até 30 de outubro,  neste link

OnCampus edição Ribeirão Preto: inscrições de 26 de outubro a 6 de novembro, através do site


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.