Nobel de Química participa de evento na USP

Dia 15 de junho, Brian Kobilka apresenta videoconferência sobre os receptores acoplados à proteína G

 13/06/2018 - Publicado há 6 anos

 

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP sedia o primeiro Symposium on GPCR in Health and Disease, simpósio internacional sobre os receptores acoplados à proteína G e sua aplicação para promoção da saúde e tratamento de doenças. O evento acontece no dia 15 de junho, das 8 às 17 horas, no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, no ICB III.

Palestrantes internacionais e especialistas brasileiros apresentam diversas abordagens e aplicações dos receptores acoplados à proteína G (do inglês: G proteincoupled receptors, GPCR), proteínas localizadas na membrana celular e que têm como função a comunicação entre as células.

O coordenador do evento e docente do ICB Júlio Cesar Batista Ferreira aponta que cerca de 30% dos medicamentos disponíveis comercialmente atuam nesses receptores.

Essas proteínas são alvos de diversos fármacos utilizados no tratamento de doenças como câncer, hipertensão, diabete, insuficiência cardíaca e dor, dentre outras”, explica Ferreira.

O laureado Brian Kobilka – Foto: Charles Parnot – CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Em 2012, os pesquisadores Robert Lefkowitz, da Duke University, e Brian Kobilka, da Stanford University, foram laureados com o Prêmio Nobel de Química por desvendarem os mecanismos moleculares envolvidos na ativação desses receptores, abrindo uma nova perspectiva no desenvolvimento de terapias mais eficientes e menos tóxicas. Kobilka será um dos destaques do simpósio, com participação por videoconferência.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail gpcrsymposium@gmail.com, informando nome completo, vínculo acadêmico e/ou institucional. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser acessada aqui.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Intreprise, da Escola de Educação Física e Esporte da USP e do ICB, que sedia o evento. O ICB III fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Juliane Duarte / Assessoria de Imprensa


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.